Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

Webinar França: Ecossistema de inovação francês como plataforma de aceleração tecnológica

França
  • Ação gratuita
  • Live streaming
  • 22 de Julho 2020

O atual contexto de pandemia representa um enorme desafio para as empresas portuguesas, que cada vez mais procuram respostas para enfrentar este momento de incerteza. A AICEP está a promover webinars sobre vários mercados e setores e a sessão dedicada a França e ao tema Ecossistemas de inovação francês como plataforma de aceleração e de crescimento das empresas tecnológicas portuguesas está já agendada para 22 de julho, às 14h30.

Este webinar contará com a participação de Rui Paulo Almas, diretor do centro de négocios da AICEP em França, e de João Cardoso, fundador e CEO da Lovys, uma startup de fintech com ADN português sediada em Paris, que irá partilhar a sua experiência, as razões que o levaram a apostar no mercado francês e as vantagens competitivas de França nesta área face a outras localizações.

Desde a criação da French Tech, designação atribuída aos centros metropolitanos reconhecidos pelas suas startups, em 2014, a França tem-se assumido como um dos principais ecossistemas empreendedores do mundo. As iniciativas públicas e privadas multiplicam-se, criando condições para o desenvolvimento das empresas e disponibilizando apoios financeiros direcionados para este tipo de atividade económica.

Paris foi, em 2019, a terceira cidade europeia, após Londres e Berlim, com maior número de investimentos em startups, tendo atingido um valor recorde de levantamentos de fundos de 5,1 mil milhões de euros (Les Echos, 2020), um aumento de 31% em relação a 2018 e de 364% face a 2014 (La French Tech, 2020). Apesar do atual contexto de pandemia, prevê-se que um novo recorde seja alcançado em 2020.

A França é o país europeu com maior número de grandes grupos empresariais com programas de aceleração: 48% das grandes empresas francesas desenvolve iniciativas de incubação, aceleração ou similares. No ano passado aumentou para o dobro o seu número de unicórnios, contando hoje com oito startups valorizadas em mais de 1000 milhões de euros. Só na região de Île-de-France, o maior hub francês para startups, encontram-se mais de 200 incubadoras, com destaque para a Station F, a maior incubadora do mundo, que integra mais de 1000 startups. Internacionalmente, a França está muito bem posicionada: ocupa o 16º lugar no Global Innovation Index, o 10º lugar tanto no European Innovation Scoreboard como no Global Entrepreneurship Index.
 

APRESENTAÇÕES:
O ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO FRANCÊS COMO PLATAFORMA DE ACELERAÇÃO E CRESCIMENTO DAS EMPRESAS TECNOLÓGICAS PORTUGUESAS

LOVYS  - JOÃO CARDOSO

Inscrições Encerradas

Oradores

Organização

  • AICEP

Campo Obrigatório