João Mota Pinto
Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Multisetor
- Live streaming
- 25 de Março 2021
ACADEMIA INTERNACIONALIZAR AICEP
A AICEP realizou no dia 25, às 16 horas, o webinar Em Foco Estados Unidos da América – Mobiliário e Iluminação, dedicado às características e evolução deste setor nos Estados Unidos da América. A sessão contou com a participação do delegado da AICEP em Nova Iorque, João Mota Pinto, e dos especialistas Alexandra Champalimaud, designer e fundadora da prestigiada empresa Champalimaud Design, e Bill McLoughlin, chefe de redação da revista Furniture Today, a principal publicação nos Estados Unidos da América dedicada ao setor do mobiliário.
Alexandra Champalimaud é membro da International Interior Design Association e ao longo da sua carreira já foi distinguida com diversos prémios, tendo sido eleita Interior Designer of the Year pela publicação Interior Design and Hotels Magazine, em 2009. Bill McLoughlin tem acompanhado o setor do mobiliário para a revista Furniture Today e a sua apresentação, intitulada Deconstructing Disruption in the U.S. Furniture Market, irá centrar-se nas transformações deste setor no mercado norte-americano e no que essas mudanças podem significar para as empresas de mobiliário que querem apostar neste mercado.
A pandemia causada pela Covid-19 teve impacto a vários níveis e o setor de mobiliário não ficou imune. Com efeito, o atual contexto coloca novos desafios às empresas portuguesas, que são cada vez mais obrigadas a procurar respostas para enfrentar este momento de incerteza.
Os Estados Unidos da América são os maiores importadores e consumidores de artigos de mobiliário e iluminação a nível mundial. De acordo com a United States International Trade Comission (USITC), em 2020 as importações americanas ascenderam a 2.3 mil milhões de dólares, o que reflete uma quebra de 6.57% em relação ao período homólogo. Os Estados Unidos da América são também um dos principais exportadores de artigos de mobiliário e iluminação, tendo exportado em 2020 cerca de 8.48 mil milhões de dólares, refletindo um abrandamento de 17% em relação ao ano anterior.
Embora não tenha ainda um peso significativo nas exportações portuguesas, o mercado dos Estados Unidos da América oferece oportunidades que devem ser desenvolvidas. As vendas ao retalho de produtos de mobiliário nos Estados Unidos da América estão calculadas em cerca de 115 mil milhões de dólares, sendo que as categorias de produto com maior relevo são as salas de estar e de jantar, quarto e cozinha.
As exportações de mobiliário de Portugal para os Estados Unidos da América totalizaram em 2020 cerca de 82,633,885 dólares, o que representa um abrandamento de cerca de 17% em relação ao ano anterior. Os principais produtos importados foram peças de mobiliário em madeira, assentos estofados, cadeiras estofadas, mobília de quarto e mobiliário de cozinha em madeira.

Alexandra Champalimaud
Bill McLoughlin
-
Isabel Gorjão Santos
Moderadora, aicep Portugal Global
-
João Mota Pinto
Delegado da AICEP em Nova Iorque
-
Alexandra Champalimaud
Designer fundadora da Champalimaud Design
-
Bill McLoughlin
Chefe de redação da Furniture Today