Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

Acordos Comerciais UE - Canadá, Coreia do Sul e Japão: oportunidades para Portugal

  • Ação gratuita
  • Aveiro
  • 12 de Fevereiro 2020

A AICEP organiza, com a colaboração da Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro (AIDA), do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério da Economia e da Autoridade Tributária e Aduaneira, o seminário “Acordos Comerciais da UE – Canadá, Coreia do Sul e Japão: os benefícios e oportunidades para Portugal”, no dia 12 de fevereiro, no Auditório da AIDA.

Neste seminário, abordamos os Acordos de Comércio Livre da União Europeia, especificamente os acordos celebrados com Canadá, Coreia do Sul e Japão, os benefícios e oportunidades que trazem para as empresas portuguesas e as Regras de Origem a respeitar nas exportações para estes países.

Esta ação conta com a intervenção especializada de representantes da Direção de Serviços da Política Comercial Comum do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Direção Geral das Atividades Económicas do Ministério da Economia e da Autoridade Tributária e Aduaneira do Ministério das Finanças, estando também prevista a realização de um espaço alargado para debate com empresas selecionadas.

O Canadá posiciona-se como a décima economia mundial, sendo o 22º cliente das exportações de Portugal e o 39º fornecedor. Portugal é o 50º cliente do Canadá e o seu 51º fornecedor. Os laços entre Portugal e Canadá, reforçados pela presença no Canadá de uma larga comunidade de luso-canadianos, que dão um forte contributo para a economia canadiana, constituem um canal privilegiado de desenvolvimento das relações económicas entre os dois países, pela sua aproximação.

A Coreia do Sul é a décima quarta maior economia do mundo. O país tem uma economia de mercado bem alicerçada e recursos humanos altamente qualificados, registando um desenvolvimento económico significativo num passado recente, sendo que a dinamização da economia sul coreana pelo aumento do rendimento mínimo das famílias aportará um crescimento do consumo interno, e por consequência, proporcionará oportunidades adicionais para a penetração dos produtos portugueses.

O Japão é uma das três das maiores economias mundiais, com uma significativa dimensão de população e um mercado com nichos relevantes para as PME portuguesas. Ao país foi atribuído, a seu pedido, da categoria de Observador Associado da CPLP, mas ocupa ainda um lugar relativamente modesto na lista dos clientes de Portugal – 39ª posição como cliente das exportações de Portugal, e 28º posição como fornecedor –, existindo assim grandes potencialidades para desenvolvimento de negócios entre o Japão e Portugal.

Participe neste seminário, dia 12 de fevereiro pelas 15 horas na AIDA - Zona Industrial de Taboeira, Rua da Boavista – Aveiro, e saiba como a sua empresa pode aproveitar oportunidades de negócio no Canadá, Coreia do Sul e/ou Japão.

Programa

12 de fevereiro de 2020

Local: AIDA - Zona Industrial de Taboeira, Rua da Boavista - Aveiro

 

15:00: Sessão de abertura

Fernando Castro, Presidente da AIDA - Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro

António Silva, Administrador da aicep Portugal Global

 

15:10: Acordos de Comércio Livre da UE

Maria João Botelho, Sub-Diretora Geral da Direção Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros

 

15:30: Enquadramento dos mercados – Canadá, Coreia do Sul e Japão

Mónica Moreira, Gestora de cliente da Direção da Rede Externa e Institucionais da aicep Portugal Global

 

15:50: Regras de Origem

Anabela Carvalho, Diretora de Serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira do Ministério das Finanças

 

16:20 às 16:40 - Painel moderado por Fernanda Ferreira Dias, Diretora-Geral da Direção-Geral das Atividades Económicas do Ministério da Economia, com a participação de empresas convidadas.

- João Paulo de Almeida, Friopesca – Refrigeração de Aveiro, SA
- Lauro Nunes, Ferneto – Máquinas e Artigos para a Indústria Alimentar, S.A

 

16:40 às 17:00 - Debate aberto a todos os participantes
 

17:00: Encerramento.

Inscrições Encerradas

Organização

  • AICEP

  • AIDA

  • Autoridade Tributária e Aduaneira

  • Direção-Geral das Atividades Económicas

  • Ministério dos Negócios Estrangeiros

Partilhe esta página

Campo Obrigatório