Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

Módulo Temático: Comunicação Business-to-Business em Mercados Globais

  • Ação gratuita
  • Webinar
  • 30 de Junho 2021

A Academia AICEP, em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL) e a SayU Consulting (SayU) realizou no dia 30 de junho um webinar dedicado ao tema Comunicação Business-to-Business em Mercados Globais. O webinar teve início às 11h00 e terminou às 15h30, com intervalo para almoço, e irá centrar-se nas estratégias de comunicação e nos desafios que enfrentam as empresas exportadoras B2B.

A sessão contou com as intervenções de Marta Gonçalves, fundadora e managing partner da SayU, de Ana Raposo, docente na ESCS-IPL e pró-presidente do Politécnico de Lisboa e de Sandra Veludo, diretora de marketing dos mercados internacionais do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.

O papel na sociedade e as dinâmicas de negócio das empresas B2B, especificamente as exportadoras, são inquestionavelmente distintos daqueles que associamos às empresas com foco no consumidor final.

As empresas B2B enfrentam atualmente novos desafios, nomeadamente no que se refere à gestão da relação com os clientes e os demais stakeholders. O seu negócio assenta maioritariamente em relações entre diferentes interlocutores, sendo que a comunicação, para além da sua vertente comercial ou técnica, tem um papel cada vez mais relevante na competitividade das organizações. Nesta sessão serão abordadas questões fundamentais como as razões para as empresas B2B exportadoras investirem em comunicação, a melhor forma de definir um plano de comunicação de sucesso e de gerir a relação com os stakeholders em mercados globais.

Programa

30 de junho de 2021

1 - Porquê investir na comunicação de empresas B2B exportadoras? 
Que comunicação perante o risco e a crise; O valor acrescentado da comunicação; O caminho entre a identidade e a reputação; Comunicação B2B: a combinação entre a comunicação institucional, técnica e comercial.

2 - Como definir um plano de comunicação de sucesso? 
Conhecer a organização; Conhecer a envolvente – contexto e concorrência; Definir os objetivos corporativos; Definir os objetivos de comunicação; Conhecer os públicos; Definir a mensagem; Definir os canais - do offline ao digital; Como avaliar.

3 - Como gerir a relação com stakeholders em mercados globais? 
Colaboradores; Fornecedores; Clientes; Parceiros; Governo e entidades reguladoras; Media; Comunidade.

4 - Qual o caminho da gestão da comunicação em empresas B2B em mercados globais?
 

Oradores

  • Maria João Veiga Gomes

    Moderadora, Diretora-Adjunta da Direção de Produto, AICEP

  • Marta Gonçalves

    Fundadora e Managing Partner da SAYU

  • Ana Raposo

    Docente da ESCS-IPL e Pró-presidente do Politécnico de Lisboa

  • Sandra Veludo

    Diretora de Marketing dos Mercados Internacionais do Grupo Nabeiro – Delta Cafés

Organização

  • AICEP

Partilhe esta página

Campo Obrigatório