CMVM
Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Multisetor
- Auditório AICEP - Lisboa
- 26 de Outubro 2023
A Academia AICEP em colaboração com a CMVM - Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, promovem o tema O Mercado de capitais: opções para as empresas numa sessão de capacitação empresarial que vai ter lugar no Auditório da AICEP, em Lisboa, no dia 26 de outubro, às 10h00.
Esta sessão teve como principal propósito a abordagem à forma como o financiamento através do mercado de capitais pode apoiar os processos de crescimento e expansão das empresas, bem como as opções de acesso ao financiamento em mercado, através da emissão de dívida e ações ou das diversas modalidades do capital de risco.
Para além destes temas serão ainda apresentados os instrumentos de apoio criados pela CMVM, bem como os testemunhos de uma empresa cotada e de uma empresa participada pelo capital de risco.
Deste modo, pretende-se capacitar os empresários e seus colaboradores para as inúmeras vantagens do mercado de capitais no apoio ao investimento e a internacionalização do negócio.
Importa realçar que o financiamento nos mercados de capitais é uma boa opção do ponto de vista do ESG - Environmental, Social, and Corporate Governance, dado que incentiva o alinhamento das políticas das empresas com as melhores práticas de mercado nestas matérias.
Receção de Participantes
Maria João Veiga Gomes, Diretora da Direção da Academia AICEP
Carla Rodrigues da Mãe, Diretora do Departamento de Supervisão Prudencial e Autorizações, CMVM
João Teles, Diretor interino do Departamento de Emitentes, CMVM
- Vantagens e opções de financiamento: emissão de dívida ou de ações;
- Regras aplicáveis às empresas cotadas - ESG, transparência, informação financeira;
- Instrumentos de manutenção do controlo de gestão;
- Custos;
- Apoio à entrada de novas empresas: a Sandbox.
- Modalidades diversas do capital de risco;
- Opções de financiamento das empresas pelo capital de risco;
- Apoio na gestão e na execução dos projetos de negócio;
- Rede de parceiros do capital de risco;
- Desinvestimento.
- Testemunhos de empresa emitente e de empresa participada pelo capital de risco com moderação da CMVM
Q&A
Maria João Veiga Gomes, Diretora da Direção da Academia AICEP
Carla Rodrigues da Mãe, diretora do Departamento de Supervisão Prudencial e Autorizações, CMVM
João Teles, diretor interino do Departamento de Emitentes, CMVM

-
Maria João Veiga Gomes
Diretora da Direção da Academia AICEP
-
Carla Rodrigues da Mãe
Diretora do Departamento de Supervisão Prudencial e Autorizações, CMVM
-
João Teles
Diretor interino do Departamento de Emitentes, CMVM
-
Nuno Marques
CEO da Vista Alegre (VAA)
-
Nuno Afonso
CEO da Fastinov
-
Academia AICEP
-
CMVM