O setor agroalimentar vai enfrentar grandes desafios nas próximas décadas, num contexto de rápida mudança das tendências e escolhas dos consumidores. O e-commerce pode ser a chave para o sucesso das empresas do setor, que conseguirão competir mais livremente e com acesso a um grande mercado global. Estas empresas poderão não só aumentar as suas margens e a sua rentabilidade como também criar uma oferta própria diferenciadora, seguindo as tendências do mercado, o que acabará por beneficiar também os consumidores que terão acesso a uma gama maior de produtos.
O setor agroalimentar em Portugal tem-se salientado, nos últimos anos, pela evolução muito positiva. No entanto, a sua integração no e-commerce tem sido lenta e é relativamente pouco significativa quando comparada com outros setores. Este é o momento para inverter a situação. Num claro contexto de aceleração, espera-se que o comércio online no segmento de comida e bebidas cresça mais de 8% ao ano até 2024, o que aumenta a urgência de as empresas portuguesas desenvolverem estratégias de e-commerce de forma a ganharem posição de mercado nesta fase, pois o aumento do volume de negócios levará, a médio prazo, a um aumento da competição online que dificultará este processo.
Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Agroalimentar
- Online
- 27 de Outubro 2021
Assista à sessão pública de lançamento do Agregador de Produtos Agroalimentares Portugueses na plataforma Alibaba e fique a conhecer este projeto inovador à escala nacional.
O setor agroalimentar vai enfrentar grandes desafios nas próximas décadas, num contexto de rápida mudança das tendências e escolhas dos consumidores. O e-commerce pode ser a chave para o sucesso das empresas do setor, tendo em conta que se espera que o comércio online no segmento de comida e bebidas cresça mais de 8% ao ano até 2024.
Em resposta a esta oportunidade, a AICEP, com o apoio técnico da empresa AMVOS Digital, lançou o projeto Agregador de Produtos Agroalimentares Portugueses na plataforma Alibaba. Este projeto junta produtos de diversas empresas numa página web comum na plataforma Alibaba.com, propriedade da AICEP, que terá uma gestão comercial e de marketing conjunta. Com o apoio técnico e financeiro da AICEP e a experiência e conhecimento da AMVOS, será possível garantir uma gestão profissional desta página web e reduzir significativamente os encargos financeiros das empresas, o que cria as condições para um melhor desempenho no marketplace das empresas participantes.
Na sessão de lançamento deste projeto apresentámos também os resultados do Diagnóstico E-Commerce do Setor Agroalimentar Português: Potencial para a criação de um Projeto Agregador, elaborado pela AICEP. Este estudo explica o racional da criação deste Agregador Agroalimentar no Alibaba.com e contém ainda informação sobre o e-commerce no setor Agroalimentar, sobre os produtos, os mercados, a regulamentação e os principais e-marketplaces, útil a todas as empresas na definição das suas estratégias.
Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização
João Zorrinho
AICEP, Key Account Manager
João Dias
AICEP, Administrador
Luís Castro Henriques, AICEP, Presidente