Porquê E-Commerce para o setor Agroalimentar
O setor agroalimentar vai enfrentar grandes desafios nas próximas décadas, num contexto de rápida mudança das tendências e escolhas dos consumidores. O e-commerce pode ser a chave para o sucesso das empresas do setor, que conseguirão competir mais livremente e com acesso a um grande mercado global. Estas empresas poderão não só aumentar as suas margens e a sua rentabilidade como também criar uma oferta própria diferenciadora, seguindo as tendências do mercado, o que acabará por beneficiar também os consumidores que terão acesso a uma gama maior de produtos.
O setor agroalimentar em Portugal tem-se salientado, nos últimos anos, pela evolução muito positiva. No entanto, a sua integração no e-commerce tem sido lenta e é relativamente pouco significativa quando comparada com outros setores. Este é o momento para inverter a situação. Num claro contexto de aceleração, espera-se que o comércio online no segmento de comida e bebidas cresça mais de 8% ao ano até 2024, o que aumenta a urgência de as empresas portuguesas desenvolverem estratégias de e-commerce de forma a ganharem posição de mercado nesta fase, pois o aumento do volume de negócios levará, a médio prazo, a um aumento da competição online que dificultará este processo.