Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
Fórum Economia Azul Portugal Senegal: Uma Parceria Duradoura
Senegal
  • Ação gratuita
  • Multisetor
  • Hotel King Fahd Palace, Dakar
  • 14 de Setembro 2023

A AICEP, em parceria com a Embaixada de Portugal em Dakar e o Ministério das Pescas e da Economia Marítima do Senegal (MPEM), encontram-se a organizar o “Fórum Economia Azul Portugal-Senegal: Uma Parceria Duradoura”, nos dias 13-15 de setembro, no Hotel King Fahd Palace, em Dakar.

Portugal e o Senegal têm vindo a trabalhar com vista a incrementar o relacionamento económico bilateral e alargá-lo a outros domínios, onde existem complementaridades e oportunidades comerciais, quer ao nível bilateral, mas também com vista a uma abordagem conjunta a países de África Subsariana. Este é o caso da Economia Azul, em que, no quadro do compromisso bilateral para construir uma economia azul sustentável e inclusiva, existem amplas oportunidades de cooperação entre ambos os países.

Desta forma, os desafios enfrentados pelo Senegal para se tornar um hub marítimo internacional, quer ao nível da formação, capacitação, transferência de tecnologia e investigação científica, podem ser mitigados através de uma cooperação entre ambos os países, dada a experiência portuguesa nas áreas indicadas.

Pretende-se, assim, a (i) consolidação das relações bilaterais entre Portugal e o Senegal nos setores da pesca, da aquacultura e da economia marítima; (ii) o estabelecimento de sinergias entre os agentes dos setores em causa; e a (iii) valorização das respetivas oportunidades de investimento.

O evento principal deste Fórum irá decorrer no dia 14 de setembro no Hotel King Fahd Palace, em Dakar, sendo composto por quatro painéis enquadrados nos seguintes temas: (i) Infraestruturas marítimas e logísticas; (ii) Inovação e transferência tecnológica; (iii) Oportunidades no setor das pescas, da aquacultura e da transformação; (iv) troca de experiências ao nível da formação.

Nos dias 13 e 15 de setembro, serão proporcionados vários encontros bilaterais, reuniões B2B, entre empresas portuguesas e senegalesas.

Para mais informações ou inscrição neste evento, por favor contacte a constanca.soaresdematos@portugalglobal.pt e o tiago.bastos@portugalglobal.pt.

Fique a conhecer as oportunidades neste mercado!

NOTA: Sessão será em Francês.

Tradução Francês-Português estará disponível

logos

Image
sobre o senegal

O Senegal é um país empenhado na proteção das áreas costeiras e dos seus ecossistemas através do estabelecimento de uma economia azul sustentável que beneficie o planeta como um todo. Nos últimos anos, foram feitos esforços para uma gestão integrada da zona costeira em benefício das populações e do desenvolvimento das zonas marinhas protegidas.

O Plan Sénégal Emergent, o plano estratégico senegalês que orienta a definição das suas políticas internas, considera o setor das pescas e da aquacultura como um dos pilares da economia, que deve contribuir para a transformação da estrutura da economia no sentido de apoiar uma dinâmica de crescimento forte e sustentável. A gestão sustentável dos recursos naturais, aliada à inovação tecnológica, constitui uma prioridade, a fim de restaurar os ecossistemas costeiros e continentais, aumentando simultaneamente o valor acrescentado dos produtos oriundos do mar e fomentando o desenvolvimento das atividades e indústrias associadas.

Salienta-se, também, que cerca de 90% do comércio externo é efetuado por via marítima e que a posição estratégica do Porto de Dakar faz dele uma porta de entrada privilegiada para África. A navegação costeira deverá desempenhar um papel importante no desenvolvimento das regiões com forte potencial económico, o que já se reflete na criação de novos portos como o de Ndayane e de Bargny.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório