sobre o senegal
O Senegal é um país empenhado na proteção das áreas costeiras e dos seus ecossistemas através do estabelecimento de uma economia azul sustentável que beneficie o planeta como um todo. Nos últimos anos, foram feitos esforços para uma gestão integrada da zona costeira em benefício das populações e do desenvolvimento das zonas marinhas protegidas.
O Plan Sénégal Emergent, o plano estratégico senegalês que orienta a definição das suas políticas internas, considera o setor das pescas e da aquacultura como um dos pilares da economia, que deve contribuir para a transformação da estrutura da economia no sentido de apoiar uma dinâmica de crescimento forte e sustentável. A gestão sustentável dos recursos naturais, aliada à inovação tecnológica, constitui uma prioridade, a fim de restaurar os ecossistemas costeiros e continentais, aumentando simultaneamente o valor acrescentado dos produtos oriundos do mar e fomentando o desenvolvimento das atividades e indústrias associadas.
Salienta-se, também, que cerca de 90% do comércio externo é efetuado por via marítima e que a posição estratégica do Porto de Dakar faz dele uma porta de entrada privilegiada para África. A navegação costeira deverá desempenhar um papel importante no desenvolvimento das regiões com forte potencial económico, o que já se reflete na criação de novos portos como o de Ndayane e de Bargny.