Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Agroalimentar
- Porto
- 16 de Maio 2018
A AICEP organizou o Em Foco Colômbia: Agroalimentar, com a presença do especialista Jean-Pierre De Meersleer Sánchez.
Nesta sessão procuramos dar a conhecer as oportunidades do mercado colombiano para o setor agroalimentar português e os constrangimentos fitossanitários e os procedimentos que as empresas devem seguir a fim de exportar para a Colômbia.
Jean-Pierre De Meerleer Sánchez faz parte da Delegação da União Europeia na Colômbia para os assuntos Agroalimentares e esteve no centro do processo de aplicação do Tratado de Livre Comércio assinado entre a União Europeia e a Colômbia, desempenhando um papel preponderante na negociação de todos os dossiers agroalimentares portugueses.
Porquê a Colômbia e os produtos Agroalimentares e Bebidas?
-
A Colômbia, um país com cerca de 50 milhões de habitantes, com uma situação geográfica estratégica de grande centralidade na região, caracteriza-se por ser um país com uma situação politica e económica estável, sendo um dos membros fundadores do bloco económico da Aliança do Pacífico (218,2 milhões de habitantes), em conjunto com Chile, México, e Perú, tendo Portugal o estatuto de País observador.
-
A entrada em vigor do Tratado de Livre Comércio celebrado entre a Colômbia e a União Europeia em 01 de Agosto de 2013, proporcionou a abertura do mercado da Colômbia à exportação de bens Alimentares Portugueses, representando já em 2017, o nosso 4º maior grupo de exportação de bens para a Colômbia.
-
Portugal possui um conjunto apreciável de bens alimentares, que pela sua qualidade, diversidade e competitividade nos mercados internacionais, apresenta condições privilegiadas para a exportação para o mercado da Colômbia, nomeadamente ao nível dos setores dos Vinhos, Cervejas e Licores, Frutas e Legumes, Produtos Lácteos, Pesca e Conservas, Carnes e Transformados, e produtos de Panificação e Pastelaria.
O Em Foco Colômbia - Agroalimentares proposto pela AICEP abordará não só os aspetos únicos deste mercado, como também apresentará as oportunidades disponíveis para realizar negócios com detalhe de referências e conhecimentos acerca destes setores, dando a oportunidade para adquirir o saber atualizado ao momento, através da participação do Diretor da AICEP em Bogotá, Paulo Borges.
Conheça a importância de estar presente neste mercado internacional, através do conhecimento das oportunidades que se apresentam para as empresas portuguesas dentro da Fileira dos Produtos Agroalimentares e Bebidas, as formas de abordagem corretas e os meios a utilizar para obter sucesso comercial.
Apresentações: Consultar
09:00
Receção de Participantes
09:30
Abertura de Sessão
João Rodrigues - aicep Portugal Global
Vitor Cruz, Diretor Treasury Solutions Portugal, BBVA
09:45
Apresentação do Mercado Colombiano
Paulo Borges - Diretor da AICEP em Bogotá
10:00
Principais dados do Setor dos Agroalimentares na Colômbia
Jean-Pierre De Meerleer Sánchez, especialista da Delegação da UE na Colômbia, Assuntos AgroAlimentares
11:00
Coffee-Break/Networking - Inscrições das empresas nas reuniões speed meetings,
de 15 minutos cada, com o orador convidado
11:30
Oportunidades de Negócio no Setor em destaque na Colômbia para as Empresas Portuguesas
Jean-Pierre De Meerleer Sánchez, especialista da Delegação da UE na Colômbia, Assuntos AgroAlimentares
12:30
Perguntas e Respostas
13:00
Conclusões e Encerramento
14:30
18:30
REUNIÕES BILATERAIS (reuniões speed meetings, 15 minutos cada reunião)