Com uma população de cerca de 36 milhões de habitantes e um PIB de 130 mil milhões de dólares (USD), Marrocos é um mercado que tem vindo a reforçar o seu posicionamento na geopolítica mundial e a assumir um papel-chave no eixo África-Europa.
A crescente abertura de Marrocos ao exterior, o forte investimento em infraestruturas, os crescentes esforços de atração de investimento direto estrangeiro (IDE) em setores estratégicos (ex. setor automóvel, aeronáutico, têxtil, energias renováveis), as reformas económicas ao longo dos últimos anos, assim como a sua estabilidade política, económica e social face a outros países da região, foram motores decisivos para uma alteração da estrutura económica do país, apesar dos desafios que ainda enfrenta.
Marrocos é cada vez mais um mercado relevante para as empresas portuguesas, devido à sua posição geoestratégica no contexto africano, à afinidade cultural com Portugal e à imagem muito positiva do nosso país junto dos cidadãos marroquinos.
Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Multisetor
- Auditorio José Lima Torres - APDL - Leixões, Porto
- 29 de Março 2022
Marrocos, com um cluster automóvel constituído por mais de 250 fornecedores internacionais, evidencia uma forte dinâmica, sendo considerado o centro da indústria automóvel no Norte de África, e o 2º exportador de veículos novos para a União Europeia. A instalação no país dos Grupos RENAULT e STELLANTIS (Opel, Peugeot e Citroën), respetivamente presentes em Tânger e em Kenitra, oferece oportunidades de negócio para as empresas portuguesas.
Para apoiar as empresas portuguesas a abordar este mercado, a Academia AICEP realizou no dia 29 de março às 9H30 no Porto o Em Foco Marrocos: Setor Automóvel, dedicado às PME do setor automóvel que pretendem conhecer as características e oportunidades do mercado marroquino.
A iniciativa contou com a participação de Joana Neves, delegada da AICEP em Rabat, e de representantes da CEFAMOL e da AFIA, e de organizações do setor público e privado automóvel de Marrocos. Esta foi uma oportunidade para as empresas portuguesas contactarem com especialistas do setor automóvel e ficarem a conhecer melhor as oportunidades que encontram em Marrocos.
As exportações e os investimentos do setor automóvel em Marrocos, o ambiente de negócios e o potencial do mercado são alguns dos temas que foram abordados. Os vários oradores apresentaram o mercado marroquino e o seu setor automóvel, existindo também um espaço de networking para que as empresas pudessem contactar com os especialistas e colocar as suas questões.
Consulte o Manual.
Apresentações:
Em Foco: Marrocos - Setor Automóvel
AFIA: L’Industrie Automobile au Portugal
Cefamol: L’Industrie Portuguaise de la Fabrication de Moules
Joana Neves, Delegada da AICEP em Rabat, Marrocos
Pedro Ramalho, Membro do Conselho Diretor da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel
Nuno Silva, Vice-Presidente da CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria dos Moldes
Joana Neves, Delegada da AICEP em Rabat, Marrocos
Mohamed Ouzif, Diretor-geral da GAUPA
Abdelaziz Meftah, Diretor-geral da AMICA – Associação Marroquina dos Fornecedores da Indústria Automóvel

-
Maria João Veiga Gomes
Diretora da Direção da Academia AICEP
-
Joana Neves
Delegada da AICEP em Madrid, Espanha
-
Abdelaziz Meftah
Diretor-geral da AMICA – Associação Marroquina dos Fornecedores da Indústria Automóvel
-
Mohamed Ouzif
Diretor-geral da GAUPA
-
Nuno Silva
Vice-Presidente da CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria dos Moldes
-
Pedro Ramalho
Membro do Conselho Diretor da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel
-
Academia AICEP