Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

Em Foco França: Acesso aos Mercados Públicos

França
  • Ação gratuita
  • Multisetor
  • Lisboa e Porto
  • 20 de Abril 2022 a 21 de Abril 2022

Os concursos públicos em França aumentaram 43% no primeiro semestre de 2021 face ao mesmo período de 2020, de acordo com a Associação das Coletividades Francesas. França é por isso um mercado onde as empresas portuguesas encontram oportunidades na área da contratação pública.

Para apoiar as empresas portuguesas, a Academia AICEP promoveu a ação de capacitação empresarial Em Foco França: Acesso aos Mercados Públicos, 20 de abril no Auditório da AICEP em Lisboa e 21 de abril no Auditório José Lima Torres, do Centro de Formação da APDL, em Leça da Palmeira – Porto.

Nesta formação foram abordadas as diferentes entidades adjudicantes, as competências e funcionamento das autoridades locais e as regras inerentes aos concursos públicos franceses. Esta ação deu a conhecer as diversas fases de um contrato público em França e os procedimentos e requisitos inerentes a uma candidatura.

Estas sessões Em Foco contaram com a participação de Eduardo Henriques, delegado da AICEP em Paris, e das especialistas Marie Reis Bragelongne, fundadora da ISOCEL International, agência que apoia empresas, autarquias e associações no desenvolvimento do seu negócio, e Magali Reboul-Torres, advogada especialista em direito empresarial público e direito contratual.

Programa

Em Foco França - Acesso a Mercados Públicos - Porto

Esta ação contou com duas especialistas convidadas francesas que dominam os meandros dos requisitos necessários aos concursos públicos e ao acesso às grandes obras públicas de domínio regional em França. Nesta sessão participou também o diretor da AICEP em Paris. Esta sessão foi realizada em Lisboa no Auditório da AICEP, e nas instalações da APDL no Porto de Leixões.

10h00 - Abertura da sessão por Eduardo Henriques, Delegado da AICEP em Paris
10h05 - Breve apresentação do mercado da França - Enquadramento Geral
              Eduardo Henriques, Delegado da Aicep em Paris
10h20 - Diversidade e Ações das Autoridades Locais
              Marie REIS de BRAGELONGNE, Fundadora da ISOCEL International
11H00 - A ordem pública francesa e os grandes projetos públicos
              Magali Reboul-Torres, Parceira privilegiada da lsocel International 
11h50 - Perguntas e Respostas
12h20 - Conclusões e encerramento

12h30 – Networking e Agendamento das reuniões speed meetings da tarde

14h00-17h00: Reuniões Bilaterais (speed meetings) entre as especialistas convidadas e as empresas portuguesas

 

Especialistas convidadas deste Em Foco França

Marie Reis Bragelongne tem promovido missões de aconselhamento e apoio à candidatura a concursos públicos. Diplomada em Letras – Português Comercial pela Universidade Sorbonne Nouvelle, possui um MBA pela Audencia Business School e é secretária da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (SG Grand-Ouest CCIFP).

Magali Reboul-Torres é advogada, parceira da Isocel International e especialista em regulamentação francesa, nomeadamente nas áreas de aquisições e obras públicas. Trabalha em Portugal desde 2019 e tem mais de 10 anos de experiência como gestora jurídica em entidades públicas.

Oradores

Organização

  • Academia AICEP

Partilhe esta página

Campo Obrigatório