Joana Neves
Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Multisetor
- Auditório da Escola Superior de Arte e Design (ESAD), Matosinhos, Porto
- 24 de Maio 2023
A Academia AICEP realizou, no dia 24 de maio, às 10h00, a ação presencial Em Foco Espanha – O Design como valor estrutural do produto industrial.
O valor acrescentado e metas estratégicas atribuídos ao design só são alcançáveis quando este é equacionado na tomada de decisão das empresas, com o objetivo de transformar os sistemas produtivos em modelos mais funcionais, competitivos e sustentáveis. No mercado espanhol, esta dinâmica – design/conceção de produto – é determinante para que uma empresa nacional ou estrangeira tenha sucesso.
Nesta iniciativa, dirigida sobretudo a PME portuguesas exportadoras com atividade em vários setores, serão apresentadas várias experiências diferenciadoras, embora complementares, por parte dos convidados especialistas, nacionais e espanhóis, que compõem o painel de oradores.
A sessão teve como oradores convidados, vindos de Espanha:
- Ernesto Belloch – Diretor Comercial da ANDREU WORLD Andreu World - Sustainable Design. Manufacturing Culture - Andreu World
- Eduardo del Fraile Studio, tem mais de 20 anos de experiência e acumula centenas de prémios. Eduardo del Fraile é considerado um visionário do design de embalagens, gerando projetos e desenvolvendo estratégia de marcas. Este será o responsável pelo design do Anuário 2023 do relatório Cotec, que desde o ano de 1996 tem vindo a refletir a evolução histórica da I+D+I em Espanha, através da análise dos principais indicadores autónomos, tanto nacionais, como internacionais. A partir do seu estúdio, o designer lidera uma equipa de profissionais e colaboradores especializados, trabalhando para clientes, na Europa, nos EUA e na Ásia. Contando com um Laus de Honra, reconhecimento resultante da sua trajetória na ADG-FAD Barcelona, é também Master Design en Graphis USA, sendo especializado em design de packaging, produto e gráfica aplicada ao branding de marca;
- Pilar Marcos, diretora da Revista Diseño Interior e profunda conhecedora do papel do design na competitividade industrial.
Farão ainda parte do painel de oradores como representantes de Portugal:
- Arquiteto Rui Canela, Vice-Presidente da Direção da ESAD que fará a moderação nesta sessão;
- Jeremy Aston, investigador e diretor do curso de design industrial na ESAD;
- Henrique Nascimento, designer estratégico, especialista em matéria de inovação e estratégia aplicadas ao desenvolvimento de produto.
Contámos também com a presença da delegada da AICEP em Espanha, Joana Neves, que dará um enquadramento geral e atual do mercado espanhol e com Magda Pereira, diretora adjunta da AICEP e responsável pela coordenação da Academia AICEP, que acompanhará e mediará os trabalhos durante a sessão.
Em 2022, Portugal passou a ser o 3º cliente de Espanha, ultrapassando a Itália, representando 8,2% do total das vendas espanholas no exterior, enquanto manteve a posição de 7º fornecedor, com uma quota de 3,6% do total das compras espanholas. Não obstante, e tornando mais fina a análise destes dados, observa-se que no mesmo ano, ao nível das Comunidades Autónomas, os principais clientes de Portugal foram as CCAA de Madrid (20,1% do total das importações espanholas com origem em Portugal), Galiza (16,6%), Catalunha (14,1%), Andaluzia (10,9%) e Comunidade Valenciana (7,9%).
Assim, há que ter em conta que a Espanha não é um mercado único e uniforme. O país possui diversas regiões com autonomia de gestão e de legislação, bem como diferentes práticas de comércio, hábitos de consumo e poder de compra, e ainda diferentes níveis de desenvolvimento sociocultural.
Estas variáveis interferem fortemente na estratégia a aplicar pelas empresas, quer na criação dos próprios produtos, quer na sua comercialização, pelo que é essencial a adequação dos produtos/serviços à realidade de cada Comunidade Autónoma.
Este Em Foco Espanha é, por isso, uma excelente oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e para obter informações relevantes acerca do design como fator de sucesso no mercado espanhol, bem como para ficar a conhecer as melhores estratégias de entrada assegurando o sucesso do seu negócio.
Programa
09h30 Receção de Participantes
10h00 Abertura da Sessão
Magda Pereira – Diretora-Adjunta na Direção de Produto da AICEP
Rui Canela – Vice-Presidente da Direção da ESAD
10h15 O mercado de Espanha Hoje
Joana Neves – Delegada da AICEP em Madrid
10h50 Networking | Coffee-break
11h30 O Design como valor estrutural do produto industrial
Moderadores:
Rui Canela – Vice-Presidente da Direção da ESAD
Magda Pereira, Diretora-Adjunta na Direção de Produto da AICEP
Oradores:
- Mario Ruiz - designer industrial espanhol
- Jeremy Aston - investigador de design industrial
- Pilar Marcos - diretora da Revista Diseño Interior
- Henrique Nascimento - designer estratégico
- Ernesto Belloc – representante da empresa espanhola Andreu Word
- Empresa portuguesa a designar
13h00 Debate moderado entre os oradores e as entidades/empresas participantes
13h30 Conclusões e Encerramento
Eduardo del Fraile
Henrique Nascimento
Jeremy Aston
-
Magda Pereira
Diretora Adjunta na Direção da Academia AICEP
-
Joana Neves
Delegada da AICEP em Madrid, Espanha
-
Ernesto Belloc
Diretor Comercial da ANDREU WORLD
-
Henrique Nascimento
Designer estratégico
-
Pilar Marcos
Diretora da Revista Diseño Interior
-
Rui Canela
Direção da ESAD
-
Jeremy Aston
Investigador em design industrial
-
Ricardo Abrantes
Presidente da Almas Design, SA
-
Eduardo del Fraile
Founder Eduardo del Fraile Studio / Founder KONG SPIRIT / Co-Founder HUERTO LA PILI
-
Academia AICEP