O Design como Valor Estrutural do Produto Industrial
Joana Neves
A Academia AICEP realizou, no dia 24 de maio, às 10h00, a ação presencial Em Foco Espanha – O Design como valor estrutural do produto industrial.
O valor acrescentado e metas estratégicas atribuídos ao design só são alcançáveis quando este é equacionado na tomada de decisão das empresas, com o objetivo de transformar os sistemas produtivos em modelos mais funcionais, competitivos e sustentáveis. No mercado espanhol, esta dinâmica – design/conceção de produto – é determinante para que uma empresa nacional ou estrangeira tenha sucesso.
Nesta iniciativa, dirigida sobretudo a PME portuguesas exportadoras com atividade em vários setores, serão apresentadas várias experiências diferenciadoras, embora complementares, por parte dos convidados especialistas, nacionais e espanhóis, que compõem o painel de oradores.
A sessão teve como oradores convidados, vindos de Espanha:
Farão ainda parte do painel de oradores como representantes de Portugal:
Contámos também com a presença da delegada da AICEP em Espanha, Joana Neves, que dará um enquadramento geral e atual do mercado espanhol e com Magda Pereira, diretora adjunta da AICEP e responsável pela coordenação da Academia AICEP, que acompanhará e mediará os trabalhos durante a sessão.
Em 2022, Portugal passou a ser o 3º cliente de Espanha, ultrapassando a Itália, representando 8,2% do total das vendas espanholas no exterior, enquanto manteve a posição de 7º fornecedor, com uma quota de 3,6% do total das compras espanholas. Não obstante, e tornando mais fina a análise destes dados, observa-se que no mesmo ano, ao nível das Comunidades Autónomas, os principais clientes de Portugal foram as CCAA de Madrid (20,1% do total das importações espanholas com origem em Portugal), Galiza (16,6%), Catalunha (14,1%), Andaluzia (10,9%) e Comunidade Valenciana (7,9%).
Assim, há que ter em conta que a Espanha não é um mercado único e uniforme. O país possui diversas regiões com autonomia de gestão e de legislação, bem como diferentes práticas de comércio, hábitos de consumo e poder de compra, e ainda diferentes níveis de desenvolvimento sociocultural.
Estas variáveis interferem fortemente na estratégia a aplicar pelas empresas, quer na criação dos próprios produtos, quer na sua comercialização, pelo que é essencial a adequação dos produtos/serviços à realidade de cada Comunidade Autónoma.
Este Em Foco Espanha é, por isso, uma excelente oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e para obter informações relevantes acerca do design como fator de sucesso no mercado espanhol, bem como para ficar a conhecer as melhores estratégias de entrada assegurando o sucesso do seu negócio.
Programa
09h30 Receção de Participantes
10h00 Abertura da Sessão
Magda Pereira – Diretora-Adjunta na Direção de Produto da AICEP
Rui Canela – Vice-Presidente da Direção da ESAD
10h15 O mercado de Espanha Hoje
Joana Neves – Delegada da AICEP em Madrid
10h50 Networking | Coffee-break
11h30 O Design como valor estrutural do produto industrial
Moderadores:
Rui Canela – Vice-Presidente da Direção da ESAD
Magda Pereira, Diretora-Adjunta na Direção de Produto da AICEP
Oradores:
13h00 Debate moderado entre os oradores e as entidades/empresas participantes
13h30 Conclusões e Encerramento
Joana Neves
Eduardo del Fraile
Henrique Nascimento
Jeremy Aston