O mercado eslovaco
Com cerca de 5,795 milhões de habitantes, a Eslováquia destaca-se por ser uma economia aberta, situada no centro da Europa, com uma mão-de-obra a custo acessível, muito especializada e qualificada.
O setor secundário eslovaco é dinâmico, com destaque para as indústrias automóvel, maquinaria, eletrónica e metalurgia. A classe média detém um poder de compra cada vez mais forte, o que dá lugar a investimentos imobiliários fortes e oportunidades de negócio para as empresas em diversos setores, tais como Moda, Vestuário e Acessórios, Calçado, Texteis, Fileira Casa, Materiais de Construção, Moldes, Agroalimentares, e ainda Tecnologias de Informação e Energias Renováveis.
O mercado da construção na Eslováquia tem mostrado um crescimento contínuo nos últimos anos, não só devido à realização de obras públicas destinadas ao melhoramento de infraestruturas, mas também ao aumento significativo da construção de habitações.
Refira-se que o mercado da construção eslovaco está a ser influenciado por tendências globais, como a digitalização na construção e a utilização de tecnologias BIM (Modelagem da Informação da Construção). Existe também uma forte procura por produtos eco-friendly que ofereçam soluções de construção sustentável e verde.
É fundamental que os fornecedores e construtores estejam atualizados acerca das normas e das regulamentações locais que dizem respeito à aplicação e utilização dos materiais de construção na Eslováquia e que estejam atentos à preparação da Eslováquia enquanto potencial hub de apoio à reconstrução da Ucrânia, quando esta começar a acontecer.
Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Materiais de construção
- Hotel da Música, na cidade do Porto
- 18 de Outubro 2024
A Academia AICEP vai realizar, no dia 18 de outubrobro, o workshop Em Foco Eslováquia – Materiais de Construção, dedicado às empresas do setor que pretendam conhecer melhor as características e as oportunidades de negócio do mercado eslovaco. A ação vai ter lugar na Sala Tom Jobim do Hotel da Música, na cidade do Porto.
Esta abordagem ao mercado eslovaco conta com a participação de Ana Maria Rosas, delegado da AICEP em Berna e responsável pelo mercado da Eslováquia, em Bratislava, e de um orador convidado, Igor Lukáč, Presidente do Conselho de Administração da empresa eslovaca SOAS SA. e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Câmara Regional de Kosic da Câmara de Comércio e Indústria Eslovaca.
Na apresentação deste mercado estará em foco o setor dos materiais de construção (cimento, betão, cerâmica de revestimento, azulejos, estruturas metálicas, equipamento elétrico, sistemas de instalação, pavimentos, revestimentos em cerâmica, tijolos, materiais de isolamento, loiças sanitárias, materiais sustentáveis, entre outros), bem como a dinâmica das exportações e dos investimentos no setor, que se encontra em rápida expansão.
Após a apresentação do ambiente de negócios eslovaco e do potencial deste mercado a propósito dos materiais de construção, seguir-se-á um espaço de networking para que as empresas possam contactar com os especialistas, colocando-lhes as suas questões.
Informação adicional: Locais de estacionamento, junto ao Hotel da Música:
Ação a ser realizada presencialmente pela Delegada da AICEP em Bratislava, Ana Maria Rosas, e pelo orador especialista Igor Lukac, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Câmara Regional de Kosic, dentro da Câmara de Comércio e Indústria Eslovaca.<br><br><strong>10h00 – Abertura da Sessão</strong><br /><strong> Maria João Veiga Gomes, Diretora da Direção da Academia AICEP</strong><br /> <strong>10h05 – O Mercado da Eslováquia Hoje – Oportunidades e Desafios</strong><br /><strong> Ana Maria Rosas, Delegada da AICEP em Berna, Responsável pela Eslováquia, em Bratislava</strong><br /> <strong>10h25 – O Setor dos Materiais de Construção na Eslováquia </strong><br /><strong> Igor Lukac, Presidente </strong><strong>do Conselho de Administração da empresa eslovaca SOAS SA. e Vice-Presidente <br /> do Conselho de Administração da Câmara Regional de Kosic da Câmara de Comércio e Indústria Eslovaca</strong><br /> <strong>11h00 – Pausa <em>para networking</em> e agendamento das reuniões <em>speed meetings</em></strong><strong> da tarde</strong><br /> <strong>11h30 – Debate interativo – Perguntas & Respostas</strong><br /> <strong>11h45 – Principais conclusões e encerramento</strong><br /> <strong>14h30-17h30 - Reuniões bilaterais (<em>speed meetings</em>) entre o orador eslovaco </strong><strong>e as empresas portuguesas</strong><br /> <br />
-
Maria João Veiga Gomes
Diretora da Direção da Academia AICEP
-
Ana Maria Rosas
Delegada da AICEP em Berna, Suíça
-
Igor Lukáč
Presidente do Conselho de Administração da SOAS SA. e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Câmara Regional de Kosic da Câmara de Comércio e Indústria Eslovaca
-
Academia AICEP