Porquê exportar calçado para a Dinamarca
A Dinamarca tem uma economia moderna, aberta e bem integrada no mercado global, sendo reconhecida internacionalmente pela sua indústria inovadora e avançada tecnologicamente. Destacam-se, a nível mundial, diversas empresas dinamarquesas, nomeadamente nos setores farmacêutico, alimentar, transporte marítimo e energias renováveis.
Para além disso, a Dinamarca é um dos melhores países do mundo para a realização de negócios, o que faz deste país um destino bastante atrativo para relações comerciais e investimento estrangeiro.
A imagem de Portugal na Dinamarca tem registado uma crescente notoriedade e um maior reconhecimento nos últimos anos, o que é visível no aumento do volume das exportações portuguesas para este mercado e na subida dos números de empresas portuguesas que exportam para ele. Esta evolução positiva tem permitido diversas oportunidades de negócio em diferentes indústrias, incluindo a do calçado, que representa o 2º grupo de produtos mais exportados de Portugal para a Dinamarca.
Se é certo que em 2020, devido ao surto pandémico da Covid-19, as exportações de calçado de Portugal para a Dinamarca sofreram uma quebra de cerca de 10%, comparativamente ao ano anterior, já de janeiro a agosto de 2021 verificou-se um aumento muito positivo de cerca de 7%, comparativamente ao período homólogo.