Passar para o conteúdo principal

Em Foco Alemanha – Cluster da Saúde

Alemanha
  • Ação gratuita
  • Saúde
  • Porto
  • 30 de Setembro 2019

Marcus Schmidt, Diretor do cluster Healthcare na Agência Germany Trade & Invest; Frank Wartenberg, Presidente para a Europa Central da IQVIA, entidade especialista no fornecimento de informação, soluções tecnológicas e serviços de investigação clínica; Frank Obbelode, anterior Managing Diretor da central de compras da rede de hospitais universitários EK-UNICO Gmbh; e Nathalie Cardinal von Widdern, Diretora Geral da Bayer Portugal, são especialistas convidados pela AICEP e pelo HCP-Health Cluster Portugal, para o Em Foco Alemanha – Cluster da Saúde, a realizar no dia 30 de setembro, no Porto. 

Nesta sessão pretendemos caracterizar o cluster da saúde na Alemanha e as oportunidades que este encerra para as empresas e centros de investigação portugueses, entre desenvolvimento de parcerias e acesso directo ao mercado. Serão identificados os vectores de força do mercado, nos quais o envelhecimento demográfico e modelos de financiamento assumem peso relevante, dedicando também atenção ao ambiente regulamentar, às novas tendências de mercado, as oportunidades de negócio que se apresentam para as diversas actividades que integram o cluster da saúde: farmacêutica, biotecnologia, dispositivos médicos e consumíveis hospitalares, serviços de diagnóstico, tecnologias de informação, entre outros.

Agenda construída em estreita colaboração com o HCP - Health Cluster Portugal.

Porquê a Alemanha e o Cluster da Saúde?

• A ciência e a economia da saúde são indissociáveis da Alemanha, que lidera num contexto europeu e global. De Paracelsus a Koch e Virchow, da Bayer à Leitz, Siemens e B.Braun, são inúmeras as referências alemãs no mundo da medicina. 
• País que conta com referências mundiais em todas as especialidades, como é o caso do hospital universitário Charité ou do Max Planck Institut de investigação, e onde se realizam anualmente as duas principais feiras de indústria farmacêutica e dispositivos médicos.   
• Com mais de 82 milhões de habitantes, a Alemanha é o maior mercado da UE. O país possui um elevado poder de compra, com um PIB per capita de 48 246 USD . As despesas com a saúde ultrapassam os 11.1% do PIB, bem acima da média da EU de 9.9% ou de Portugal com 9.1%, e são menos marcadas por fenómenos de suborçamentação. A Alemanha é um dos maiores importadores de bens de saúde, a nível mundial, e foi em 2018 o principal destino das exportações portuguesas destes bens.
• Quarta economia mundial, a Alemanha é considerada um dos países industrializados mais desenvolvidos e competitivos do mundo. A actividade económica está fortemente orientada para a exportação (3º exportador de bens e serviços a nível mundial em 2017), sendo que a típica empresa exportadora alemã tem muitas vezes uma dimensão média e está habituada a operar com uma rede de fornecedores de componentes ou serviços.
• Mercado muito dinâmico, exigente e competitivo, a Alemanha apresenta oportunidades de negócio em praticamente todos os sectores da oferta portuguesa de bens e serviços, nomeadamente, em sectores industriais de ponta ligados ao Cluster da Saúde.
 

Nesta sessão Em Foco Alemanha – Cluster da Saúde, a realizar no dia 30 de setembro, no Porto, procuraremos mostrar os aspectos únicos deste mercado, mas também se apresentarão as vantagens e oportunidades disponíveis para realizar negócios noutras áreas, possibilitando assim a aquisição e atualização de conhecimentos neste domínio, bem como no que diz respeito aos hábitos de consumo em particular. Saiba mais acerca deste tema e inscreva-se já. Contamos com a sua presença!

Local: Porto – Auditório José Lima Torres, APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (Av. da Liberdade, 4450-718 Leça da Palmeira)
 

Programa

30 de setembro

14:00     Receção de Participantes

14:30     Abertura da Sessão
João Guilherme Rodrigues, Técnico Especialista da DREI, Direção da Rede Externa da AICEP
Joaquim Cunha, Director Executivo, HCP – Health Cluster Portugal
Diogo Lacerda, Head of Trade Finance, Millennium BCP

14:45     Apresentação do Mercado da Alemanha
Miguel Crespo, Diretor em Berlim, aicep Portugal Global

15:00     O Sector da Saúde em Portugal  
Luís Soares, Chief Strategy Officer, HCP – Health Cluster Portugal

15:15     O Setor da Saúde na Alemanha e as Oportunidades de Negócio para empresas das Áreas da Farmacêutica, Biotecnologia, Dispositivos Médicos e Saúde Digital
Marcus Schmidt, Director Healthcare, GTAI – Germany Trade & Invest

15:45     O que procuram as empresas alemãs, em termos de inovação aberta, in-licensing de tecnologias,

serviços de I&D e ensaios clínicos
Frank Wartenberg, President & GM Germany and Austria, IQVIA

16:15     Coffee-Break

16:45     Como aceder ao mercado e fazer negócio com entidades compradoras na Alemanha  
Frank Obbelode, former Managing Director, EK-UNICO GmbH

17:15     Oportunidades para dinamizar as relações comerciais, científicas e tecnológicas entre Portugal e a Alemanha no sector da Saúde
Nathalie Cardinal von Widdern, Country Managing Director, Bayer Portugal

17:45     Perguntas & Respostas

18:00     Conclusões e Encerramento da Sessão

Inscrições até 27 de setembro; limitadas à capacidade da sala.

Organização

  • AICEP

  • Health Cluster Portugal

Patrocínios

  • Millennium BCP

Apoios

  • Porto de Leixões

Campo Obrigatório