E-Commerce em Itália e os seus especialistas
Itália é um dos mercados europeus onde o comércio eletrónico tem crescido mais rapidamente, cerca de 20% ao ano, chegando a ultrapassar em alguns momentos os 50% em setores como o agroalimentar e farmacêutico. Estima-se que o comércio eletrónico B2C em Itália represente 40 mil milhões de euros em 2022.
Giulio Finzi, o especialista convidado pela AICEP para o webinar sobre e-commerce B2C em Itália, é partner da Netcomm, trabalha desde 1996 em empresas italianas em projetos de comunicação e venda pela web. Concebeu e lançou o primeiro site de comparação de preços italiano, Costameno.it, em 2000, e em 2003 criou a primeira feira de comércio eletrónico, Ecommerceland, dentro da Smau (principal feira italiana de informática). Durante seis anos geriu os canais de compras de Grupo Repubblica, Fastweb e MSN Itália. Desde 2009 tem colaborado como consultor na construção de mais de quarenta projetos de e-commerce. Desde 2012 colabora com as principais plataformas do mercado digital chinês. Leciona cursos de Web Marketing e E-commerce em várias Universidades.
Mario Bagliani, o especialista convidado pela AICEP para o webinar sobre e-commerce B2B em Itália, é Partner Sénior da Netcomm Services, engenheiro de gestão, sócio em várias empresas e consultor empresarial com mais de 15 anos de experiência nacional e internacional. Especialista em estratégias e operações comerciais, canais e serviços digitais, e inovação, tem apoiado várias start-ups em áreas como o e-commerce ou a IoT (Internet of Things). Desenvolveu o primeiro projeto de e-commerce em 1998, foi Gerente de Operações de Vendas de uma das primeiras operadoras de telefonia móvel e Diretor Comercial de uma empresa industrial. É professor de Marketing Estratégico e E-Commerce em várias Universidades e foi autor ou coautor de livros e artigos como Web Management nel 2001 (Apogeo), B2B E-commerce nel 2016 (F. Angeli) ou Marketing Digital per l’e-commerce e il new retail (Hoepli 2019)