Itália é um dos mercados europeus onde o comércio eletrónico tem crescido mais rapidamente, cerca de 20% ao ano, chegando a ultrapassar em alguns momentos os 50% em setores como o agroalimentar e farmacêutico. Estima-se que o comércio eletrónico B2C em Itália represente 40 mil milhões de euros em 2022.
Giulio Finzi, o especialista convidado pela AICEP para o webinar sobre e-commerce B2C em Itália, é partner da Netcomm, trabalha desde 1996 em empresas italianas em projetos de comunicação e venda pela web. Concebeu e lançou o primeiro site de comparação de preços italiano, Costameno.it, em 2000, e em 2003 criou a primeira feira de comércio eletrónico, Ecommerceland, dentro da Smau (principal feira italiana de informática). Durante seis anos geriu os canais de compras de Grupo Repubblica, Fastweb e MSN Itália. Desde 2009 tem colaborado como consultor na construção de mais de quarenta projetos de e-commerce. Desde 2012 colabora com as principais plataformas do mercado digital chinês. Leciona cursos de Web Marketing e E-commerce em várias Universidades.
Mario Bagliani, o especialista convidado pela AICEP para o webinar sobre e-commerce B2B em Itália, é Partner Sénior da Netcomm Services, engenheiro de gestão, sócio em várias empresas e consultor empresarial com mais de 15 anos de experiência nacional e internacional. Especialista em estratégias e operações comerciais, canais e serviços digitais, e inovação, tem apoiado várias start-ups em áreas como o e-commerce ou a IoT (Internet of Things). Desenvolveu o primeiro projeto de e-commerce em 1998, foi Gerente de Operações de Vendas de uma das primeiras operadoras de telefonia móvel e Diretor Comercial de uma empresa industrial. É professor de Marketing Estratégico e E-Commerce em várias Universidades e foi autor ou coautor de livros e artigos como Web Management nel 2001 (Apogeo), B2B E-commerce nel 2016 (F. Angeli) ou Marketing Digital per l’e-commerce e il new retail (Hoepli 2019)
Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Online
- 12 de Maio 2022
Itália é um dos mercados europeus onde o e-commerce tem crescido mais rapidamente, a cerca de 20% ao ano. Para apoiar as empresas na internacionalização online, a Academia AICEP promoveu dois webinars sobre comércio eletrónico B2C (Business-to-Consumer) e B2B (business-to-business) em Itália.
Os webinars contaram com a participação de Mario Bagliani e Giulio Finzi, especialistas da Netcomm, consórcio italiano para o desenvolvimento do e-commerce, membro fundador da Ecommerce Europe que reúne mais de 400 empresas e plataformas online em Itália.
Nestas formações práticas e detalhadas sobre o e-commerce em Itália, com duração de cerca de hora e meia, abordámos as seguintes questões:
- Quais as principais características do mercado online italiano e os seus intervenientes?
- Qual o potencial do mercado online italiano para os retalhistas portugueses?
- Quem são os principais players destes mercados?
- O que precisa saber sobre pagamentos e logística?
- Quais os desafios legais que a empresa enfrenta para desenvolver o negócio online neste mercado?
Webinar E-Commerce em Itália: B2C | 6 de maio
Dirigido a empresas portuguesas que já possuem uma plataforma de e-commerce ou ponderam desenvolvê-la e pretendem avaliar a entrada no mercado italiano, vendendo os seus serviços e produtos diretamente ao consumidor final (B2C).
Neste webinar os conteúdos em foco são:
- Dados do mercado B2C em Itália nos principais setores (moda/estilo de vida; alimentares; ...)
- Aspetos regulatórios e logísticos específicos do e-commerce B2C em Itália
- Players, modelos de referência e tendências de comércio eletrónico B2C
Veja aqui o vídeo da formação: https://vimeo.com/764235180
Webinar E-Commerce em Itália B2B | 12 de maio
Dirigido a empresas portuguesas que pretendem utilizar os canais digitais para vender em Itália a clientes empresariais (B2B) ou procurar parceiros com canais digitais ativos.
Neste webinar os conteúdos em foco são:
- Visão geral do comércio eletrónico em Itália
- Principais dados sobre o estado da arte na área B2B Digital (Comércio, comprador e vendedor)
- Principais players e plataformas B2B em Itália
- Players, modelos de referência e tendências de comércio eletrónico B2B em Itália
Veja aqui o vídeo da formação: https://vimeo.com/769497232
As sessões realizaram-se em inglês.
Introdução: Eduardo Souto de Moura – Diretor da AICEP em Milão
O mercado italiano: Giulio Finzi
Q&A
Oradores:
Giulio Finzi. Partner da Netcomm, trabalha desde 1996 em empresas italianas em projetos de comunicação e venda pela web. Concebeu e lançou o primeiro site de comparação de preços italiano, Costameno.it, em 2000, e em 2003 criou a primeira feira de comércio eletrónico, Ecommerceland, dentro da Smau (principal feira italiana de informática). Durante seis anos geriu os canais de compras de Grupo Repubblica, Fastweb e MSN Itália. Desde 2009 tem colaborado como consultor na construção de mais de quarenta projetos de e-commerce. Desde 2012 colabora com as principais plataformas do mercado digital chinês. Leciona cursos de Web Marketing e E-commerce em várias Universidades.
Introdução: Eduardo Souto de Moura – Diretor da AICEP em Milão
O mercado italiano: Mario Bagliani
Q&A
Oradores:
Mario Bagliani é Partner Sénior da Netcomm Services, engenheiro de gestão, sócio em várias empresas e consultor empresarial com mais de 15 anos de experiência nacional e internacional. Especialista em estratégias e operações comerciais, canais e serviços digitais, e inovação, tem apoiado várias start-ups em áreas como o e-commerce ou a IoT (Internet of Things). Desenvolveu o primeiro projeto de e-commerce em 1998, foi Gerente de Operações de Vendas de uma das primeiras operadoras de telefonia móvel e Diretor Comercial de uma empresa industrial. É professor de Marketing Estratégico e E-commerce em várias Universidades e foi autor ou coautor de livros e artigos como Web Management nel 2001 (Apogeo), B2B E-commerce nel 2016 (F. Angeli) ou Marketing Digital per l’e-commerce e il new retail (Hoepli 2019)
-
Academia AICEP