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- 25 de Novembro 2020 a 27 de Novembro 2020
Na sequência das oportunidades de negócios proporcionadas pelo mercado polaco pós-Covid 19, num contexto de alguma incerteza sobre a evolução da pandemia, por um lado e, de grande competitividade e exigência, por outro, tendo em vista incrementar o comércio e o investimento bilaterais entre Portugal e a Polónia, convidamo-lo a participar nesta ação concebida à medida dos seus interesses que pretende responder a questões específicas colocadas pelas empresas nas suas Fichas de Inscrição e prestar aconselhamento personalizado sobre como vender na Polónia, numa perspetiva de primeira abordagem, de qualificar e desenvolver o seu negócio ou de investir neste mercado que tem registado um crescente interesse a nível empresarial.
Para o efeito, são agendadas reuniões individuais online de 60 minutos, máximo, com o Responsável pelo Ponto de Rede da AICEP em Varsóvia, Pedro Macedo Leão. Caso a evolução da pandemia o permita, as mesmas poderão revestir a forma de reuniões presenciais.
Aproveite esta oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos, esclarecer as suas dúvidas e obter o aconselhamento de que precisa para fazer crescer o seu negócio de uma forma sustentável e segura num mercado de enorme potencial e localização geográfica privilegiada.
Porquê a Polónia?
▪ Maior mercado do conjunto dos países da Europa Central e Oriental que aderiram à UE em 2004. Com uma população de 38,5 milhões de habitantes e uma localização geográfica estratégica, constitui uma importante plataforma de acesso privilegiado a outros mercados da região, assumindo-se a economia polaca, cada vez mais aberta ao exterior e de há vários anos a esta parte, como um caso de sucesso da sua zona geográfica, beneficiando da sua integração na UE.
▪ Mercado importante e dinâmico, com boas perspetivas de crescimento económico pós-Covid-19. Em 2019, verificou-se um crescimento do PIB de 4,1%, impulsionado sobretudo pelo forte crescimento da procura interna, fruto do aumento dos salários reais, perspetivando o EIU que a economia polaca possa registar uma contração de 3,4%, em 2020, como consequência do impacto da pandemia no país e a nível internacional. Estima-se que o PIB per capita, em 2019, se tenha situado em 13.780 EUR (EIU) e o consumo privado per capita em 7.589 EUR (EIU).
▪ A curto prazo, é expectável que o consumo privado continue a ser o principal motor do crescimento económico da Polónia beneficiando, para minimizar os efeitos da pandemia, de fortes medidas governamentais de apoio à economia (“Escudo Anticrise”), às empresas, ao emprego e às famílias. Previsões da Comissão Europeia apontam para que a retoma do crescimento do PIB, em 2021, ronde os 4,1%, depois da quebra do consumo privado motivada pela pandemia no corrente ano.
▪ Tem uma crescente classe média / alta de consumidores com elevado poder de compra e apetência por artigos de luxo, tendendo a aumentar o segmento de uma procura mais exigente e sofisticada de produtos que combinem um mix de qualidade, inovação, marketing, preço e design.
▪ O desempenho positivo, em termos gerais, da economia polaca, vem-se refletindo na facilidade para fazer negócios, ao longo dos anos. O índice Doing Business 2018, elaborado pelo Banco Mundial, dá nota dessa melhoria, colocando a Polónia no 27.º lugar a nível mundial (entre 190 economias), com particular ênfase em aspetos como a facilidade de transacionar com o exterior e concretizar negócios.
▪ Mercado extremamente dinâmico e sofisticado, tem apresentado nos últimos anos um considerável acréscimo nas importações de bens e serviços, em resultado do aumento do consumo que traduz um grande potencial por comparação com outros parceiros comunitários.
▪ O relacionamento bilateral com a Polónia carateriza-se por um forte dinamismo, comprovado pela evolução dos fluxos de comércio pré-Covid 19. As vendas para o mercado polaco conheceram uma expansão relevante nos últimos anos, com um crescimento contínuo desde 2013, com acréscimos médios anuais superiores a 10%.
▪ As importações polacas, no período entre 2014 e 2018, praticamente duplicaram, tendo a Polónia vindo a melhorar anualmente a sua posição no ranking de clientes de Portugal, ocupando, em 2019, o 10.º lugar e tornando-se, consequentemente, num mercado incontornável no processo de internacionalização empresarial. O número de exportadoras a operar no mercado polaco tem vindo a crescer e, hoje, mais de 2.500 firmas concretizam negócios e parcerias neste mercado.
▪ São várias as empresas nacionais com investimentos de sucesso na Polónia, destacando-se a cadeia Biedronka (Grupo Jerónimo Martins), principal e maior rede de supermercados polaca, com mais de 3.000 pontos de venda, contribuindo de forma significativa para o aumento da visibilidade dos produtos alimentares portugueses.
▪ Apesar da pandemia, existem várias oportunidades de cooperação interempresarial por explorar e um potencial de negócios por aproveitar havendo portanto, espaço para crescer e consolidar quotas, sobretudo nos setores de atividade propostos.
▪ Pelo potencial de crescimento do seu consumo interno e pela complementaridade com a oferta portuguesa mais qualificada e diferenciadora, sobretudo em setores onde detemos vantagens competitivas, a Polónia é um parceiro incontornável, desde que os produtos e serviços da oferta nacional apresentem fatores de diferenciação e apostem na inovação,
Local: Portugal e Polónia / Varsóvia
Hora: Reuniões bilaterais online, em horário a agendar oportunamente
Inscrição: Mediante preenchimento e envio da Ficha de Inscrição, até ao final do dia 23 de outubro de 2020, ao seu Gestor de Cliente ou, na falta deste, ao contacto indicado na Ficha
Valor Participação: 147,60 € (IVA incluído) por empresa, após aceitação inscrição
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Pedro Macedo Leão
Delegado da AICEP em Varsóvia