Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Ponta Delgada
- 24 de Setembro 2019
Para esclarecer as empresas dos Açores sobre o BREXIT, a AICEP organiza, com a colaboração da CCIA - Câmara de Comércio e Indústria dos Açores, da CIP e da Direção Geral da Atividades Económicas do Ministério da Economia, o seminário “BREXIT: Oportunidades e Desafios para as PME”, dia 24 de setembro em Ponta Delgada.
Destaque para a presença do Delegado da AICEP no Reino Unido, Rui Boavista Marques, e para a participação da Direção Geral de Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que vão informar os participantes do seminário sobre o estado atual das negociações BREXIT.
Este evento conta com a intervenção especializada de representantes da Direção Geral da Atividades Económicas do Ministério da Economia que vão apresentar vários cenários relativos aos impactos aduaneiros e regulamentares do BREXIT.
Neste seminário, será ainda apresentado pela EY-AM&M o estudo da CIP – Confederação Empresarial de Portugal “Brexit – as consequências para a economia e as empresas portuguesas”, estando também previsto um debate para discussão dos impactos setoriais da saída do Reino Unido da União Europeia.
As negociações de saída da União Europeia por parte do Reino Unido (BREXIT) prosseguem com um nível de incerteza elevado, apesar de a data prevista para a sua efetivação ter sido novamente adiada até 31 de outubro de 2019.
O Reino Unido é o 4º mercado das exportações portuguesas de bens e o 1º mercado de exportações de serviços, importando analisar os vários cenários estimados para o desenlace das negociações, sobretudo no que diz respeito às implicações aduaneiras e pautais, mas também no que diz respeito às barreiras não alfandegárias.
A AICEP, dando continuidade às ações iniciadas em 2018, que visam informar as empresas exportadoras portuguesas sobre os possíveis impactos do BREXIT, convida as empresas a participar neste seminário, dia 24 de setembro pelas 14 horas no Auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil, Rua de São Gonçalo 101, Ponta Delgada – Açores
Apresentações
- Os impactos aduaneiros do BREXIT
AT - Autoridade Tributária e Aduaneira
- BREXIT: Oportunidades e Desafios para as PME
AICEP
- BREXIT Comercio de Serviços
Direção-Geral das Atividades Económicas
14:00 Receção de Participantes
14:30 Abertura da Sessão
- Mário Fortuna, Direção da CCIA, Câmara de Comércio e Indústria dos Açores
- Pedro Patrício, Diretor da Direção da Rede Externa e Institucionais da AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal
14:40 Brexit - Enquadramento Atual
- Direção Geral Assuntos Europeus /MNE, Ministério dos Negócios Estrangeiros
- Rui Boavista Marques, Delegado da AICEP em Londres.
15:20 Impactos Aduaneiros e Regulamentares
- João Ferreira, Diretor da Alfândega de Ponta Delgada, Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)
15:40 Brexit – Comércio de Serviços
José Pedro Salgado - Direção Geral de Atividades Económicas (DGAE) do Ministério da Economia.
16:00 Coffee-Break/Intervalo
16:15 Apresentação dos resultados do Estudo CIP sobre as consequências do Brexit
- Vitor Escária, Professor do ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (tbc).
16:35 Impactos Setoriais
Debate moderado por Patrícia Gonçalves, Diretora Economia e Relações Internacionais da CIP, Confederação Empresarial de Portugal, com a participação de:
- Oradores de empresas da região (a indicar pela CCIA)
17:15 Encerramento da Sessão
- Rui Bettencourt - Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas.