Passar para o conteúdo principal

Brexit: Oportunidades e Desafios para as PME

Reino Unido
  • Ação gratuita
  • Torres Novas
  • 18 de Setembro 2019

Para esclarecer as empresas de Santarém sobre o BREXIT, a AICEP organiza, com a colaboração da NERSANT, da CIP e da Direção Geral da Atividades Económicas do Ministério da Economia, o Seminário “BREXIT: Oportunidades e Desafios para as PME”, dia 18 de setembro pelas 14 horas nas instalações da NERSANT, em Torres Novas.

Este evento conta com a intervenção especializada de representantes da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Direção Geral da Atividades Económicas do Ministério da Economia que vão apresentar vários cenários relativos aos impactos aduaneiros e regulamentares do BREXIT.

Neste seminário, será apresentado pela EY-AM&M o estudo da CIP – Confederação Empresarial de Portugal “Brexit – as consequências para a economia e as empresas portuguesas”, estando também previsto um debate para discussão dos impactos setoriais da saída do Reino Unido da União Europeia.

Destaque ainda para a presença do Delegado da AICEP no Reino Unido, Rui Boavista Marques, e para a participação da Direção Geral de Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que vão informar os participantes do seminário sobre o estado atual das negociações BREXIT.

As negociações de saída da União Europeia por parte do Reino Unido (BREXIT) prosseguem com um nível de incerteza elevado, apesar de a data prevista para a sua efetivação ter sido novamente adiada até 31 de outubro de 2019.

O Reino Unido é o 4º mercado das exportações portuguesas de bens e o 1º mercado de exportações de serviços, importando analisar os vários cenários estimados para o desenlace das negociações, sobretudo no que diz respeito às implicações aduaneiras e pautais, mas também no que diz respeito às barreiras não alfandegárias.

A AICEP, dando continuidade às ações iniciadas em 2018, que visam informar as empresas exportadoras portuguesas sobre os possíveis impactos do BREXIT, convida as empresas a participar neste seminário, dia 18 de setembro nas instalações da NERSANT: Várzea de Mesiões Aptd. 177, 2354-909 Torres Novas.

Programa

18 de setembro de 2019

14:00 Receção de Participantes

 

14:30 Abertura da Sessão

Maria Salomé Rafael, Presidente da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e Vice-Presidente do Conselho Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

 

14:40 Brexit - Enquadramento Atual

Embaixador João de Vallera, Coordenador Brexit - Ministério dos Negócios Estrangeiros (tbc)

Rui Boavista Marques, Delegado da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal em Londres

 

15:20 Impactos Aduaneiros e Regulamentares                                         

- João Gomes, Diretor da Alfândega Peniche -  Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)

 

15:40 Apresentação dos resultados do Estudo CIP sobre as consequências do Brexit

Vitor Escária, Professor do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

 

16:00 Intervalo

 

16:15 Reino Unido: Pauta aduaneira no cenário de país terceiro

Sara Santos, Direção Geral de Atividades Económicas (DGAE) do Ministério da Economia

 

16:40 Impactos Setoriais

 Debate moderado por Patrícia Gonçalves, Diretora Economia e Relações Internacionais da CIP, Confederação Empresarial de Portugal, com a participação de:

Maria Alice Rodrigues, Diretora de Serviços do Comércio Internacional da Direção Geral de Atividades Económicas (DGAE) do Ministério da Economia  

Oradores de empresas da região

 

17:30 Encerramento da Sessão

Pedro Patricio, Director da Direção da Rede Externa e Institucionais da AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

Inscrição gratuita

Organização

Campo Obrigatório