Porquê Macau e Hong Kong?
Macau é um porto franco, dotado de uma zona aduaneira própria, tem uma das mais baixas taxas de impostos do mundo e um elevado grau de abertura ao mundo exterior. Além disso, tem o português como uma das suas línguas oficiais. Os produtos portugueses são bastante apreciados e gozam de uma imagem de qualidade, o que faz com que Macau seja também uma plataforma de entrada para todo o mercado chinês.
Hong Kong é uma importante praça financeira, comercial e logística de toda a Ásia. Possui um dos mais elevados poderes aquisitivos da região e estabelece tendências em termos de consumo dentro do mercado chinês.
Apresenta ainda grandes vantagens para as empresas estrangeiras, pelo livre comércio, baixa carga tributária, facilidade para a concretização de negócios, boas infraestruturas e acesso preferencial à China.
Estas duas regiões estão inseridas nos grandes projetos nacionais da República Popular da China, como a Nova Rota da Seda (Belt and Road Iniciative) e o Projeto da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau (Great Bay Area). Este último, em fase de implementação, será sem dúvida um importante passo na integração de Macau e Hong Kong na China continental.