Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

Acordo de Comércio Internacional com o México

México
  • Ação gratuita
  • Online
  • 07 de Junho 2022

No âmbito do ciclo temático Acordos Comerciais da União Europeia, a Academia AICEP promoveu um webinar sobre o Acordo de Parceria UE-México em vigor e o novo Acordo Global UE-México, cujas negociações se encontram concluídas desde abril de 2020.

As relações comerciais da União Europeia com o México têm sido definidas por um acordo comercial que se encontra em vigor desde 2000, o Acordo de Parceria UE-México, que fez triplicar as trocas comerciais entre a UE e aquele que é o seu principal parceiro comercial na América Latina. Após 20 anos esse acordo foi modernizado, estando já concluídas as negociações do novo Acordo Global UE-México. Este novo acordo prevê a isenção de tarifas aduaneiras para praticamente todos os bens comercializados, inclusive no setor agrícola, onde, atualmente, ainda são cobrados elevados direitos aduaneiros em alguns produtos alimentares.

Neste webinar, que se realizou dia 7 de junho às 15H00, as empresas participantes conheceram:

  • setores portugueses que mais beneficiam do acordo UE-México

  • as isenções e reduções tarifárias aplicadas aos principais produtos portugueses exportados para o México

  • regras e provas de origem estabelecidas no acordo

  • barreiras não tarifárias eliminadas, como a simplificação dos procedimentos alfandegários e o reconhecimento mútuo dos certificados de avaliação e conformidade

  • denominações de origem e indicações geográficas protegidas incluídas no acordo

O webinar foi conduzido por Ricardo Oliveira, consultor aduaneiro e fiscal, contabilista certificado, despachante oficial e gestor da empresa P&RO – Consultoria. Ricardo Oliveira foi também professor das disciplinas de Comércio Internacional do Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais (IESF) e de Estruturas e Instrumentos de Apoio à Internacionalização na Atlântico Business School.

Programa

Ciclo Temático: V - Acordo de Parceria UE-México

Este é um ciclo de 5 webinars acerca do tema "Acordos Comerciais da UE". Este é o quinto e último webinar deste ciclo e trata dos aspetos que tocam o acordo de parceria estabelecido entre a União Europeia e o México, os quais são essenciais conhecer para uma boa prática de negócio internacional por parte das empresas que realizam negócios com este mercado. O orador especialista convidado é Ricardo Oliveira, consultor Aduaneiro e Fiscal, sócio-gerente da empresa P&RO Consultoria.

O foco está em explicar os aspectos técnicos que são vitais para a análise deste Acordo de Parceria da União Europeia com o México, como por exemplo:
  . explicar os elementos específicos do mercado mexicano
  . a forma e o alcance deste Acordo de Parceria
  . análise de elementos específicos dos produtos mais transaccionados com o México
  . a especificidade Aduaneira aplicável aos produtos neste Acordo (Regimes e Taxas Aduaneiras)
  . aplicabilidade de matérias tributárias a estas operações

Ciclo Temático: Acordos Comerciais da União Europeia

Esta é a quinta e última sessão do Ciclo Temático – Acordos Comerciais da UE.

Nas várias sessões deste ciclo abordámos os setores portugueses que mais beneficiam com os acordos de comércio com Japão, Coreia do Sul e Canadá, as isenções e reduções tarifárias nos mercados de destino aplicadas aos principais produtos portugueses exportados, as regras e provas de origem estabelecidas no acordo, a eliminação de barreiras não tarifárias como a simplificação dos procedimentos alfandegários e o reconhecimento mútuo dos certificados de avaliação e conformidade e as denominações de origem e indicações geográficas protegidas incluídas em alguns acordos.

Oradores

Organização

  • Academia AICEP

Partilhe esta página

Campo Obrigatório