Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

Acordo Comercial da União Europeia com o Japão

Japão
  • Ação gratuita
  • online
  • 08 de Março 2022

No âmbito do ciclo temático Acordos Comerciais da UE, a Academia AICEP promoveu um webinar sobre o Acordo de Parceria Económica UE-Japão.

Este acordo de parceria económica entrou em vigor a 1 de fevereiro de 2019 e reduz os obstáculos ao comércio que as empresas europeias enfrentam quando exportam para este país. As principais vantagens do Acordo de Parceria Económica UE-Japão são a eliminação dos direitos aduaneiros e outros obstáculos ao comércio, a abertura dos mercados de serviços, nomeadamente financeiros e das áreas das telecomunicações e dos transportes.

Neste webinar os participantes ficaram a conhecer os produtos e serviços para os quais o Acordo criou oportunidades de exportação e os procedimentos tarifários, alfandegários e provas de origem necessários para exportar para o Japão, entre outros temas.

O webinar foi conduzido por Ricardo Oliveira, consultor aduaneiro e fiscal, contabilista certificado, despachante oficial e gestor da empresa P&RO – Consultoria. Ricardo Oliveira foi também professor das disciplinas de Comércio Internacional do Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais (IESF) e de Estruturas e Instrumentos de Apoio à Internacionalização na Atlântico Business School.

Conheça em detalhe as condições do Acordo Comercial da União Europeia com o Japão e descubra oportunidades de negócio para a sua empresa. Consulte a apresentação do webinar e o manual do Acordo Comercial UE-Japão no fim desta página.

Programa

Ciclo Temático: II - Acordo de Parceria Económica UE-Japão

Este é um ciclo de 5 webinars acerca do tema "Acordos Comerciais da UE". Este segundo webinar terá como tema central o acordo de parceria/comércio estabelecido entre a União Europeia e o Japão. O orador especialista convidado é Ricardo Oliveira, consultor Aduaneiro e Fiscal, sócio-gerente da empresa P&RO Consultoria. Os 3 webinars seguintes tratam dos mercados da Coreia do Sul, Canadá e México.

O foco está em explicar os aspectos técnicos que são vitais para a análise deste Acordo de Parceria da União Europeia com o Japão, como por exemplo:
  .
explicar os elementos específicos do mercado japonês
  . a forma e o alcance deste Acordo de Parceria
  . análise de elementos específicos dos produtos mais transaccionados com o Japão
  . a especificidade Aduaneira aplicável aos produtos neste Acordo (Regimes e Taxas Aduaneiras)
  . aplicabilidade de matérias tributárias a estas operações

 

Inscrições Encerradas

Ciclo Temático: Acordos Comerciais da União Europeia

Esta é a segunda sessão do Ciclo Temático – Acordos Comerciais da UE no qual irão ainda ser abordados os acordos estabelecidos com outros três mercados, nomeadamente a Coreia do Sul (5 de abril, 10H00), o Canadá (3 de maio, 10H00) e o México (7 de junho, 10H00).

Nas várias sessões são abordados os setores portugueses que mais beneficiam com o acordo em análise, as isenções e reduções tarifárias nos mercados de destino aplicadas aos principais produtos portugueses exportados, as regras e provas de origem estabelecidas no acordo, a eliminação de barreiras não tarifárias como a simplificação dos procedimentos alfandegários e o reconhecimento mútuo dos certificados de avaliação e conformidade e as denominações de origem e indicações geográficas protegidas incluídas em alguns acordos.

Oradores

  • Maria João Veiga Gomes

    Moderadora, Diretora-Adjunta da Direção de Produto da AICEP

  • Ricardo Oliveira

    Consultor Aduaneiro e Fiscal

Organização

  • Academia AICEP

Partilhe esta página

Campo Obrigatório