Maria João Liew
Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Multisetor
- Auditório da AICEP em Lisboa
- 16 de Outubro 2023
Para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas nos mercados malaio e singapurense, a Academia AICEP promoveu a sessão presencial ABC Mercados Malásia e Singapura, a realizar no dia 16 de outubro pelas 10H00, no Auditório da AICEP, em Lisboa.
Esta sessão presencial contou com a participação da delegada da AICEP em Kuala Lumpur, Maria João Liew, assim como com o testemunho de diversas empresas portuguesas já conhecedoras dos mercados, que irão partilhar experiência, conhecimento e aconselhamento relativo a boas práticas de negócio. Esta será, também, uma excelente ocasião para os participantes fazerem networking
A Malásia está bem posicionada numa das regiões económicas de crescimento mais rápido do mundo. Servida por todas as principais linhas aéreas e marítimas, tem uma economia sustentável e robusta, um ambiente de negócios diversificado, inclusivo e facilitador; este país além de estar focado no futuro, conta com uma força de trabalho qualificada e dinâmica. É um país igualmente competitivo no que diz respeito a custos e está a transformar-se num dos centros preferidos para serviços partilhados e indústrias tecnológicas locais e globais.
É de salientar que o setor industrial desempenha um papel importante na cadeia de fornecimentos global, enquanto o setor dos serviços tem vindo a ganhar maior destaque nas últimas duas décadas.
Já Singapura é conhecida mundialmente por ser um ponto de encontro de investidores e empreendedores estrangeiros que procuram expandir-se para a Ásia. O seu desenvolvimento como centro financeiro propício ao comércio, as excelentes infraestruturas e um quadro jurídico e regulamentar estável e progressivo, são apenas algumas das razões que tornam este mercado especialmente atrativo para os negócios.
A localização estratégica de Singapura no coração do Sudeste Asiático faz com que o seu porto seja um fator determinante nos negócios e no investimento. A sua proximidade a outros países e mercados-chave da região potencia excelentes oportunidades para investidores e empresas sediadas no país. A isto, acresce o facto de a população de Singapura ser uma das mais ricas do mundo, numa economia em crescimento, economia essa que depende bastante do comércio, quer seja ele local, quer seja internacional.
O Global Innovation Index 2022, que classifica o desempenho dos países em matérias de inovação, aponta Singapura como o sétimo país mais inovador do mundo. Singapura tem, ainda, um bom desempenho em indicadores tradicionalmente fortes, como instituições, infraestruturas, capital humano e investigação. Observam-se também melhorias significativas nos indicadores relativos à sofisticação do mercado e dos negócios.
Por todas estas razões, as condições que a Malásia e Singapura oferecem são por isso favoráveis ao desenvolvimento de parcerias entre empresas dos três países, bem como ao incremento das exportações portuguesas para os mercados em análise.
Receção de Participantes
Magda Pereira - Diretora-Adjunta na Direção de Produto da AICEP
Maria João Liew - Delegada da AICEP em Kuala Lumpur, Malásia
Coffee-break e networking
Debate moderado com empresas-testemunho a designar
Perguntas & Respostas
Conclusões e Encerramento
-
Magda Pereira
Diretora Adjunta na Direção da Academia AICEP
-
Maria João Liew
Delegada AICEP em Kuala Lumpur
-
Academia AICEP