Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

ABC Mercado Macau e Hong Kong - 2021

China
  • Ação gratuita
  • Multisetor
  • Online
  • 11 de Novembro 2021

A Academia AICEP organizou o webinar ABC Mercado Macau e Hong Kong, no dia 11 de novembro, às 9:30 horas, no qual foram debatidas as melhores abordagens para as empresas que já estão presentes ou pretendem começar a exportar para estas regiões da China.

A sessão contou com Maria Carolina Lousinha, diretora do centro de negócios da AICEP em Macau, cobrindo Hong Kong, bem como com o testemunho de negócio nas regiões Macau e Hong Kong de António Gaspar da empresa Super Bock, de Teresa Moreira da empresa Monte do Pasto e de Jorge Nunes da empresa Symington.

Macau e Hong Kong são duas Regiões Administrativas Especiais (RAE) da República Popular da China (RPC), localizadas nas margens do Rio das Pérolas, no sul da China, e que possuem características próprias. 

Macau é um porto franco, dotado de uma zona aduaneira própria, tem uma das mais baixas taxas de impostos do mundo e um elevado grau de abertura ao exterior. Além disso, tem o português como uma das suas línguas oficiais. Os produtos portugueses são bastante apreciados e gozam de uma imagem de qualidade, podendo ser também uma plataforma para o mercado chinês. 

Hong Kong é uma importante praça financeira, comercial e logística da Ásia. Possui um dos mais elevados poderes aquisitivos da região e estabelece tendências em termos de consumo no mercado chinês. Além disso, apresenta grandes vantagens para as empresas estrangeiras como livre comércio, baixa carga tributária, facilidade para fazer negócios, boas infraestruturas e acesso preferencial à China. 

Ambas as regiões estão inseridas nos grandes projetos nacionais da RPC, como a Nova Rota da Seda (Belt and Road Iniciative) e o Projeto da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau (Great Bay Area). Este último, em fase de implementação, será sem dúvida um importante passo na integração de Macau e Hong Kong na China continental e trará consigo oportunidades tanto para as empresas portuguesas que já têm ou virão a ter relações comerciais com estas duas RAEs, como também para aquelas que estão ou vão instalar-se nos seus territórios.

APRESENTAÇÕES

ABC Mercado Macau e Hong KongMaria Carolina Lousinha, diretora do centro de negócios da AICEP em Macau

 

Programa

09H30

Abertura da sessão pela AICEP

09H35

Apresentação das regiões Macau e Hong Kong: suas características; contextualização dentro do mercado global; breve enquadramento histórico; atual situação economica, infraestruturas, cultura de negócios; os negócios entre Portugal e Macau/Hong Kong - perspetivas e oportunidades; quais as vantagens competitivas das empresas portuguesas face às suas concorrentes nestas regiões.

10H00

Testemunhos de experiência de negócios: SuperBock, Monte do Pasto e Symington

10H40

Debate moderado com a participação das empresas inscritas

Perguntas e Respostas

11H00

Encerramento da sessão

Oradores

  • Isabel Gorjão Santos

    Moderadora, aicep Portugal Global

  • Maria Carolina Lousinha

    Diretora da AICEP em Macau, China

  • António Gaspar

    Country Manager China da Super Bock

  • Teresa Moreira

    Strategic Markets Knowledge do Monte do Pasto

  • Jorge Nunes

    President & Chief Executive Officer da Symington Family Estates

Partilhe esta página

Campo Obrigatório