O Acordo de Parceria Económica UE-Japão que entrou em vigor em fevereiro de 2019, veio fortalecer as relações comerciais entre os países da União Europeia e o mercado nipónico, ao eliminar direitos aduaneiros e outros obstáculos ao comércio, o que amplia a possibilidade de as empresas portuguesas aumentarem as suas exportações para este país.
Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Webinar
- 12 de Dezembro 2022
O Japão, terceira maior economia mundial, esteve em destaque no ABC Mercado, que se realizou a 12 de dezembro, às 9h30, na plataforma online da Academia AICEP. É uma oportunidade para as empresas portuguesas ficarem a conhecer melhor este mercado sofisticado de cerca de 125 milhões de consumidores.
A sessão teve como oradores Miguel Malheiro Garcia, delegado da AICEP em Tóquio, e representantes de duas empresas, que estão presentes no mercado japonês e deram o seu testemunho. É, portanto, uma oportunidade para as empresas que já exportam ou pretendem exportar para o Japão esclarecerem dúvidas sobre o mercado, conhecerem as principais oportunidades e saberem as dificuldades que poderão encontrar.
Com um PIB per capita que ultrapassa os 39 000 dólares (USD), a economia japonesa cresceu 1,7% em 2021 e prevê-se que essa percentagem aumente em 2022. No ano passado as importações japonesas ultrapassaram os 772 mil milhões de dólares, mais de 60% relativas a Máquinas e Aparelhos, Combustíveis Minerais, Produtos Químicos e Produtos Agrícolas.
Abertura da sessão
Características do mercado japonês – Miguel Malheiro Garcia, Delegado da AICEP em Tóquio
Testemunho de 2 empresas com experiências de sucesso no Japão
Perguntas e respostas
Conclusões e Encerramento
MIGUEL MALHEIRO GARCIA
-
Isabel Gorjão Santos
Moderadora, aicep Portugal Global
-
Miguel Malheiro Garcia
Delegado da AICEP em Tóquio
-
AICEP
-
Academia AICEP