Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
ABC Mercado Coreia do Sul (Porto)
Coreia do Sul
  • Ação gratuita
  • Porto
  • 10 de Abril 2019

Mais uma ação ABC Mercado que a AICEP organiza, daremos a conhecer as particularidades e tendências que caracterizam o mercado da Coreia do Sul, as melhores formas de abordagem e de desenvolvimento de negócios com este mercado e especificamente com esta região, bem como as oportunidades que aí se perspetivam para as empresas portuguesas. Inscreva-se até 8 de abril!

Trata-se de uma ação de sensibilização acerca de mercados externos que a AICEP realiza, com a presença da sua Diretora em Seoul, que se desloca a Portugal para apresentar, numa abordagem multissetorial, o mercado da Coreia do Sul, dando a conhecer as oportunidades de negócio que este mercado oferece às empresas portuguesas e as estratégias de abordagem mais eficazes para a concretização de negócios com sucesso.

Empresas-testemunho convidadas, de setores diferenciados, conferem a estas sessões uma dimensão prática, através da partilha do seu know-how e das suas experiências num mercado exigente e competitivo como o sul coreano.

A República da Coreia do Sul continua a ser um estudo de caso global em termos de desenvolvimento económico. Conhecido como o “Milagre do rio Han-gang”, considerando a rápida industrialização do país, após três anos devastadores de guerra, permitiu que um dos estados mais pobres do mundo se tornasse numa potência económica mundial.

Venha conhecer as melhores formas de desenvolver negócios com a Coreia do Sul, um mercado a explorar pelas empresas portuguesas, oferecendo inúmeras oportunidades para a realização de bons negócios internacionais.  

Porquê a Coreia do Sul?
• Trata-se de um mercado com 51 milhões de habitantes; um PIB de US$1 539 mil milhões com uma taxa de crescimento anual de 3,1%; um PIB per capita de US$37 755; uma taxa de inflação de 2%; vendas a retalho de US$280 mil milhões, com crescimento anual de 6,1% e vendas online no valor de US$58,8 mil milhões, com um crescimento anual de 21% (Fung Business Intelligence, 2018).

• Tem 15 aeroportos, oito dos quais são internacionais e a melhor rede de transportes públicos do mundo.

• É um país com sete cidades metropolitanas: Seul, Busan, Daegu, Incheon, Gwandju , Daejeon, Sejong City, e Ulsan, às quais se juntam mais nove províncias.

• Busan é o quinto maior porto mundial de contentores.

• É um mercado com uma localização geográfica muito favorável, entre a China e o Japão, e muito próximo de mais de 60 cidades com mais de um milhão de, a três horas de voo.

• É um mercado cujo risco de crédito não está sequer classificado na tabela de risco da OCDE.

• Trata-se da 11 ª economia mundial e um dos países mais ricos do mundo.

• É um país de forte base industrial orientado para as exportações.

• É o 6º exportador mundial e o 8º importador.

• Existem três marcas sul coreanas no TOP 100 de marcas globais: Samsung, Hyundai e KIA.

• Portugal é o seu 71º cliente (0,08% das exportações totais do mercado) e o 66º fornecedor (0,06% do valor global das importações do mercado). 

• Os turistas sul coreanos em Portugal, mantêm um crescimento médio anual, entre 2013 e 2017, na ordem dos 40,5%, tendo já alcançado os números dos turistas japoneses, o que não deixa de ser impressionante, dada a ausência de promoção turística por parte do Governo português, até finais do 1º semestre de 2017.

• Trata-se de uma das economias mais abertas do mundo, com ACL com mais de 50 países (representam 75% do comércio mundial), para além de manter fortes relações internacionais e regionais (por exemplo: ABD; EBRD; BID, AFDB; OCDE; ASEAN; APEC; PECC; APTA), dois acordos estabelecidos com a UE: Acordo Quadro 2010 e ACL.

 

Morada: Porto – Auditório José Lima Torres, APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (Av. da Liberdade, 4450-718 Leça da Palmeira)

Inscrições: abertas até 8 de abril; limitadas à capacidade da sala

Programa
10 de abril de 2019

9:15 Receção de Participantes


9:45 Sessão de Abertura
João Guilherme Rodrigues, Director, AICEP


10:00 Exposição acerca do mercado da Coreia do Sul
Joana Neves, Diretora da AICEP em Seoul


10:45 Coffee-Break


11:15 Debate moderado por João Guilherme Rodrigues, da Aicep, e com as seguintes empresas testemunho convidadas:
- Porcelanas da Costa Verde, Paulo Pinto Santos, Marketing Manager
- Amorim Revestimentos, Paulo Trancoso, Administrador
- Black & Yellow-Nata Pura – Nuno Costa, Diretor de Marketing (a confirmar)


12:30 Perguntas & Respostas


12:45 Encerramento

Inscrições Encerradas
Apoios
  • APDL title=
    APDL

Partilhe esta página

Campo Obrigatório