Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
14 de Julho 2021

XNFY Lab lança solução de IA na indústria da Moda

AICEP

Multisetor

Tecnologia inovadora permite gerar imagens de vestuário em alta-definição e apoia designers, marcas e indústria a entrar na nova era do upcycling das peças de vestuário.

Recentemente, algo maior do que uma tendência aconteceu, o mundo viu o aumento da consciência dos clientes sobre o verdadeiro custo das roupas e o impacto ambiental desta indústria (6 por cento das emissões globais de gases e 10-20 por cento de todos os pesticidas). A urgência da crise climática, o despertar da juventude para essas questões e a atual pandemia criaram a tempestade perfeita para a massificação do comércio eletrônico, da digitalização na indústria e da criação de uma economia mais circular.

Ao compreender o estado atual da moda e o potencial dos conteúdos gerados pela IA para resolver alguns de seus principais problemas, a equipa de investigação do Lab desenvolveu uma tecnologia proprietária (IP) integrando o Microsoft Azure Machine Learning, que pode ser vista como uma solução de IA para apoiar fábricas, designers, marcas ou mercados, com uma ferramenta que aprende de diferentes fontes e gera imagens de roupas em alta definição ou conteúdos digitais profissionais.

A indústria da moda é baseada em ciclos, tendências e expressão criativa e, como poucas, tem tudo a ver com visuais, looks e estilo. Essas características são o perfil perfeito para a tecnologia de Visual AI.

A XNFY Lab alcançou o primeiro marco de seu roadmap com resultados impressionantes e agora são capazes de adaptar esta tecnologia para funcionar como uma ferramenta de inteligência artificial feita sob medida, para criar conteúdo originais e exclusivos com base em produtos, padrões ou marcas “look and feel”. Querem ser capazes de ligar esta tecnologia aos diferentes stakeholders da indústria, desde a conceção do design à produção e marketing.

Testar conceitos ou designs sem produzi-los é uma grande mudança no sistema atual da moda, como podemos ver com o surgimento da moda em 3D, mas também com todos os desafios de produção enfrentados pelas marcas que lançam campanhas de pré-venda. Ligar  fábricas e marcas com os clientes finais é onde querem estar e com uma tecnologia tão poderosa como esta vem também a responsabilidade e estarem a analisar seriamente todos os casos de uso possíveis.

Um dos casos de uso mais interessantes que veem atualmente, e que tem recebido muito bom feedback da indústria têxtil portuguesa e de grandes marcas internacionais, é o uso da sua tecnologia para criar colaborações de design e também para “repensar” e gerar novas ideias com base em fotos de inventário não vendido e tecidos não utilizados, por exemplo. O impacto será enorme e o valor gerado com os excessos das últimas décadas, será um caso de uso incrível para a inteligência artificial.

“Esta tecnologia de inteligência artificial pode ser aplicada em quase todos os setores, mas agora estamos focados em garantir que criamos uma tecnologia visual para a moda para resolver problemas reais e ter um impacto positivo e de forma responsável.” Orlando Ribas, CEO XNFY Lab

Esta tecnologia gera nova imagens sintéticas e originais que passam por verdadeiras. Não copia imagens ou movimentos, aprende o que é um vestido como se adapta e quais os detalhes que podem ser gerados para criar conteúdos originais.

No geral, o Microsoft Azure Machine Learning aumenta o potencial de negócios para a moda, capacitando os nossos investigadores a colaborar, melhorar, treinar e implantar modelos de IA e a acelerar o nosso time-to-market. Além disso, permite que os clientes validem e testem conjuntos de dados com mais rapidez, trazendo resultados em horas em vez de dias.

“A colaboração da Microsoft com o XNFY Lab vem acelerar a inovação na indústria da moda. Estamos perante uma nova dimensão de transformação digital que nos transportará ainda mais rápido para o futuro, não sendo a moda exceção. A Inteligência Artificial amplifica o conhecimento humano e a criatividade de que a moda depende, para criar obras-primas nunca antes vistas", afirma Michele Camuri, Industry Lead – Retail, CPG, Fashion & Luxury da Microsoft.

Notícias AICEP

Encontros da Diáspora: PNAID 2021

AICEP

De 9 a 11 de dezembro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

  • Portugal

BlueBiz Parque Empresarial mais ligado ao Porto de Setúbal

AICEP

Com mais ligações e interconexões preferenciais com o Porto de Setúbal.

  • Distribuição e logística

“Proveedor Automotriz” Oportunidades B2B

AICEP

AICEP MÉXICO - mais importante encontro de negócios da indústria automóvel do norte do México.

  • México
  • Componentes auto

Partilhe esta página

Campo Obrigatório