Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
28 de Junho 2021

Vinhos portugueses na Suécia

AICEP

Multimercado
Vinho

No âmbito da Presidência portuguesa da União Europeia (EU), a Delegação da AICEP em Estocolmo, numa coorganização com a Viniportugal e a Embaixada de Portugal na Suécia, realizou, a 3 de junho, uma “wine tasting” direcionada para os embaixadores da EU acreditados em Estocolmo.

A prova, de oito vinhos, realizou-se na Europa Huset, a representação oficial da EU na Suécia, tendo despertado grande interesse junto do corpo diplomático. A sommelier da Viniportugal, Daniela Costa, guiou os presentes numa viagem por Portugal e seus vinhos, levando-os à descoberta de novos sabores, castas,  vinhos e regiões. Os presentes puderam confirmar a qualidade e a exclusividade dos vinhos nacionais, cada vez mais apreciados no mercado sueco.

De facto, e apesar de na Suécia existir um monopólio estatal, Systembolaget, Portugal é reconhecido no mercado pela qualidade e preço dos seus vinhos, destacando-se, em particular, os tintos, fazendo que a sua quota de mercado seja interessante. Na atual situação de pandemia, Portugal foi o país que mais cresceu em 2020 no retalho estatal, com um crescimento de 38,5 por cento, correspondendo a uma quota de mercado de 5 por cento (7,6 por cento nos tintos).  É um mercado nitidamente de oportunidades para Portugal, cujos vinhos também se destacam no segmento alto, com as mais valias daí inerentes. Essa tendência de crescimento é também reconhecida pelo monopólio estatal, visto cada vez mais são feitos concursos para vinhos portugueses, o que mostra o interesse do consumidor sueco pelos nossos vinhos.

Esta performance está obviamente associada ao maior interesse e conhecimento pelos suecos do vinhos portugueses, mas também os diferentes eventos realizados no mercado nos últimos anos, pela ViniPortugal e/ou em corealização com a AICEP em Estocolmo, nomeadamente: Prova de vinhos online para importadores e media, incluindo bloggers e influencers, Participação na Stockholm Food and wine Fair, Programa de wine education junto de sommeliers e players do mercado, Concurso de Sommeliers na Suécia e do excelente relacionamento com o monopólio estatal.

Esta tendência irá manter-se, estando para isso planeadas várias ações de promoção na Suécia pela Viniportugal e outras ativações de eventos setoriais com vinho português, a serem realizadas pela AICEP em Estocolmo.

Notícias AICEP

Encontros da Diáspora: PNAID 2021

AICEP

De 9 a 11 de dezembro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

  • Portugal

BlueBiz Parque Empresarial mais ligado ao Porto de Setúbal

AICEP

Com mais ligações e interconexões preferenciais com o Porto de Setúbal.

  • Distribuição e logística

“Proveedor Automotriz” Oportunidades B2B

AICEP

AICEP MÉXICO - mais importante encontro de negócios da indústria automóvel do norte do México.

  • México
  • Componentes auto

Partilhe esta página

Campo Obrigatório