Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
12 de Abril 2021

Vinhos portugueses distinguidos na Rússia

AICEP

Rússia
Vinho

A equipa de peritos da “Roskatchestvo” (portal e entidade russa independente sem fins lucrativos que se dedica à elaboração de rankings de qualidade de mercadorias através de uma análise objetiva e isenta das mesmas) testou recentemente 126 vinhos de importação provenientes de 13 países, comercializados no retalho russo, de preço inferior a 1.500 Rublos (17 euros). Os vinhos testados foram escolhidos de entre as marcas mais procuradas de cada país, importadas na Rússia durante o último ano.

A comissão avaliou as propriedades organoléticas dos vinhos segundo a escala de 100 pontos da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIVV). Mais tarde, para a comodidade dos utilizadores dos recursos de Internet da “Roskatchestvo”, as classificações recebidas por essa escala são transferidas proporcionalmente para a escala normal de 0 - 5 pontos.

Na lista dos 12 melhores entraram só vinhos tintos e brancos, tendo os rosés ficado de fora. Em termos de tipo de vinho, o TOP é dominado por vinhos tranquilos com exceção de um único espumante.Os preços dos vinhos vencedores variam entre 400 (aprox. 4,4 euros) e 1.050 Rublos (aprox. 11,7 euros).   

Relativamente aos vinhos portugueses, refira-se que o “Maré Alta Branco” foi classificado no 19º lugar (82,58 pontos) na categoria de vinhos brancos meio-secos, o “Maré Alta Vinho Verde Rosé” (81,46 pontos) ficou no 37º lugar e o “Mateus Rosé” (80,8 pontos) no 52º lugar na categoria de rosés. 

Partilhe esta página

Campo Obrigatório