Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
19 de Fevereiro 2021

Vinhos portugueses em destaque na Rússia e na Ucrânia

AICEP

Multimercado
Vinho

A ViniPortugal está a apostar, em fevereiro, na divulgação de vinhos portugueses junto de profissionais do setor na Ucrânia e na Rússia. O objetivo é consolidar a notoriedade dos vinhos de Portugal. 

Para 2021, a entidade delineou uma estratégia de promoção dos vinhos nacionais na Ucrânia, uma vez que o desempenho da produção portuguesa tem tido uma evolução positiva neste mercado. Neste âmbito, a ViniPortugal promove na Ucrânia um ciclo de seminários denominado Wines of Portugal.

A primeira sessão realiza-se em março, com uma formação que ficará a cargo de Artem Kuzmenchuk, ex-jornalista de vinhos na Vinofest e autor da revista Guide to GoodWine. O conjunto de sessões prolonga-se até outubro.

O plano para a Rússia passa pela realização de um jantar vínico, a 25 de fevereiro, em Moscovo, sendo antecedido pelo seminário “Enjoy the difference of Portuguese Wines”. Este é dirigido a importadores, distribuidores, representantes do comércio a retalho e à imprensa. Ainda em Moscovo será realizada uma masterclass, subordinada ao tema Portuguese Wines: World of diversity. Este evento é dirigido a sommeliers, cavistas, importadores, representantes do comércio a retalho e imprensa.

Segundo a ViniPortugal, entre entre 2015 e 2019, as exportações para a Ucrânia cresceram 410,2 por cento.

Em 2020, o mercado registou um aumento de 52,2 por cento, em valor e, 56,2 por cento em volume face a 2019.

No mercado russo, as exportações cresceram em volume (29,2 por cento), valor (31,6 por cento) e preço médio (1,9 por cento), face a 2019.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório