Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
21 de Fevereiro 2022

Vinhos do Alentejo batem recorde de exportação em 2021

AICEP

Portugal
Vinho

Os Vinhos do Alentejo atingiram valores recorde nas exportações em 2021, com as vendas a crescerem 17,5 por cento em valor, alcançando um total de 69,4 milhões de euros, e 11,6 por cento em volume, ao exportarem 19,7 milhões de litros de vinho para o estrangeiro. 

O preço médio subiu 5,3 por cento e atingiu o valor mais elevado dos últimos cinco anos para os 3,52 euros por litro. Brasil, Suíça, Reino Unido, Polónia e Alemanha foram principais destinos responsáveis pelo crescimento da exportação.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) destaca a “importante subida” no preço médio por litro que, de janeiro a dezembro de 2021, valorizou 5,3 por cento, com os vinhos DOC a subirem 9,2 por cento e o Regional a subir 3,0 por cento. A Comissão sublinha, ainda, que os ganhos conseguidos em diversos mercados estão a superar a considerável quebra nas exportações para Angola, registada desde 2017.   

“Perante estes resultados só podemos aplaudir os produtores alentejanos que mostram a sua capacidade exportadora e valorizam cada litro de vinho vendido, demonstrando a qualidade dos vinhos do Alentejo, com os mercados internacionais a mostrarem-se recetivos para pagarem mais pelo vinho da região”, salienta Francisco Mateus, presidente da CVRA. E remata “Em 2021 estabilizámos a tendência de quebra em Angola e aumentámos as vendas em 11 dos 15 principais destinos do Alentejo, sinais que nos deixam muito expectantes com o futuro das exportações de vinho do Alentejo.” 

Durante 2021, a exportação seguiu a bom ritmo para a maioria dos principais mercados de vinho da região do Alentejo, destacando-se os crescimentos registados no Brasil (+9 por cento em valor e +4 por cento em volume), na Suíça (+14 por cento em valor e +8 por cento em volume), no Reino Unido (+69 por cento em valor e +54 por cento em volume na Polónia (+25 por cento em valor e +18 por cento em volume) e na Alemanha (+41 por cento em valor e +24 por cento em volume). 

A CVRA destaca, ainda, o desempenho da exportação para Espanha (+127 por cento em valor e 134 por cento em volume) e Austrália (+252 por cento em valor e +290 por cento em volume), uma vez tratarem-se de países também eles produtores de vinho e que, habitualmente, vendem mais vinho do que adquirem. Por fim, também o ligeiro, mas muito positivo, crescimento na quantidade de vinho vendida para Angola merece o olhar atento da Comissão.  
 

Notícias AICEP

A AICEP opera em 55 mercados: conheça a nossa Rede Externa

AICEP

São 170 profissionais em 55 mercados. Conheça esta frente avançada de Portugal no Mundo!

Sustentabilidade: desafios e impacto no comércio internacional

AICEP

Debate sobre os desafios da sustentabilidade para as empresas de comércio internacional.

Exportações da EFAPEL crescem 25 por cento

AICEP

EFAPEL regista crescimento de 20 por cento no mercado Ibérico e 25 por cento nos restantes.

  • Eletrónica

Partilhe esta página

Campo Obrigatório