Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
14 de Dezembro 2020

Cuba: Unificação monetária e cambial

AICEP

Cuba

Concretiza-se a unificação monetária e cambial que se inicia a 1 de janeiro do próximo ano. Já se encontram publicados vários diplomas legais.

A taxa de câmbio será de 24 Pesos Cubanos por 1 Dólar dos EUA.

Sucessivamente anunciado ao longo de vários anos e nunca antes concretizado, o processo de unificação monetária e cambial vai finalmente iniciar-se.

No passado dia 10 o Presidente Díaz-Canel anunciou que a taxa de câmbio da moeda cubana relativamente ao Dólar dos EUA será fixada em 1 USD=24 CUP (Peso Cubano). O Peso Cubano Convertível, CUC, será progressivamente retirado de circulação.

Este processo, conhecido em Cuba como Ordenamento Monetário, é avaliado pelo Governo como absolutamente necessário mas de forma nenhuma suficiente para a revigoração e saneamento da economia cubana, que atravessa uma das maiores crises da sua história.

Esta qualificação é, pode dizer-se, unanimemente partilhada por economistas dos mais diversos quadrantes que se pronunciam sobre a realidade de Cuba. Prevê-se que, de acordo com os anúncios oficiais dos últimos meses, se venham entretanto a concretizar várias medidas que, a serem consequentes, deverão provocar profundas alterações do modelo económico cubano, conduzindo ao tão necessário revigoramento da economia do país.

Veja mais informações.

 

Já se encontram publicados já um vasto conjunto de diplomas legais.

Nas horas imediatamente a seguir do anúncio do Presidente Díaz-Canel, no passado dia 10, começaram a ser publicados um vasto conjunto de diplomas legais que podem ser consultados.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório