Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
03 de Fevereiro 2023

UNESCO-Aschberg - Apoio a artistas e profissionais da cultura

AICEP

Multisetor

Decorre até ao próximo dia 28 de fevereiro de 2023 o prazo para apresentação de projetos no âmbito do Programa UNESCO-Aschberg sobre Liberdade Artística e Promoção do Estatuto dos Artistas e Profissionais da Cultura.

As indústrias criativas e culturais são grandes contribuintes para o desenvolvimento social e económico, representando 6,2 por cento do emprego mundial. No entanto, com a crise pandémica COVID-19, houve um agravamento de reconhecimento do potencial dos artistas e profissionais da cultura para a economia.

Neste âmbito, a UNESCO-Aschberg visa apoiar iniciativas governamentais e organizações da sociedade civil por meio do programa “Unlocking Creative Futures For All”, sendo o principal objetivo proteger a liberdade artística e promover o estatuto dos artistas e profissionais da cultura.

Este programa inclui duas linhas de apoio: 

  1. Assistência financeira: Aberta à apresentação de candidaturas de organizações da sociedade civil, a primeira linha de apoio visa providenciar assistência financeira para a implementação de projetos inovadores, nomeadamente no que concerne ao estatuto dos artistas e profissionais de cultura, a nível local, nacional, regional ou internacional (por exemplo, no âmbito da capacitação, advocacia, monitorização, atividades de investigação ou outras);

  2. Assistência técnica (não financeira): Destinada a instituições públicas e entidades governamentais, esta linha de apoio objetiva providenciar apoio técnico para conceber novos quadros regulamentares (leis, políticas, medidas, etc.), ou rever os existentes, de forma a proteger ou promover o estatuto dos artistas e profissionais de cultura.

Mais informações sobre o Programa, incluindo critérios e prioridades geográficas e outras, encontram-se disponíveis em en.unesco.org.

Notícias AICEP

Meios de pagamento internacionais: as opções para empresas

AICEP

Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.

Economia portuguesa impulsionada pelas exportações

AICEP

As exportações presentaram 50,7 por cento do PIB.

Conferência Exportar Online: novas tendências de e-commerce

AICEP

A 4ª edição da Conferência Exportar Online realizar-se-á no dia 21 de junho, em Coimbra.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório