Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
17 de Agosto 2021

THU anuncia regresso a Portugal

AICEP

Portugal
TIC

O principal evento do Trojan Horse was a Unicorn (THU), que decorreu em Portugal de 2013 a 2017, regressa este ano a Tróia para a sua oitava edição, de 20 a 25 de setembro de 2021, após duas edições realizadas em La Valletta, Malta.

Criado em Portugal em 2013, o THU é hoje uma marca global na indústria do entretenimento digital, com projetos em diversos países. Mais do que trazer de volta um dos maiores eventos globais da indústria, o regresso do THU a Portugal visa afirmar internacionalmente o potencial do país neste setor.

André Luís, fundador do THU, explica que pretende “ajudar a impulsionar a indústria de entretenimento digital no país, através de um conjunto de eventos e iniciativas focadas no talento criativo e nos grandes investidores” de uma das indústrias que mais cresceu nos últimos dois anos. “Acredito que Portugal tem o potencial para se tornar numa referência nesta indústria, pois reúne condições económicas, culturais e sociais que fazem dele um país atrativo para o talento e os investidores internacionais. Queremos alavancar também os criadores e as empresas nacionais.”

Após diversos contactos com o Governo português, nos últimos dois anos - em particular com o Ministério da Cultura e com a Secretaria de Estado do Turismo - a direção do THU considera que existe, hoje, uma visão estratégica que reconhece a importância e o potencial desta indústria para a criação de emprego nas indústrias criativas, para a atração de investimento e de tecnologia. Regressar a Portugal acaba, assim, por ser um passo natural para este projeto, que volta com uma dimensão e impacto que vão muito para além do evento de Tróia. “Temos crescido muito e conseguimos criar uma comunidade global que reúne todas as áreas do setor, promovendo o acesso a oportunidades e fazendo a ponte entre todos os players: recrutadores, investidores, talento e empresas. E é exatamente isso que queremos trazer para o país”, remata André Luís.

A importância do setor digital é cada vez maior e a crescente procura de conteúdos representa novas oportunidades de emprego nas áreas culturais e criativas, desde a fotografia à ilustração, do design ao guionismo, passando por novas profissões e especializações no cruzamento entre arte e tecnologia. Como tal, é de grande interesse estratégico promover o talento nacional nesta área e a vinda de um evento como o THU para Portugal é um bom contributo para esse posicionamento.” afirma Graça Fonseca, Ministra da Cultura.

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo de Portugal, acrescenta que “temos vindo a dinamizar o apoio à realização de eventos que, pelo seu posicionamento, notoriedade e imagem internacional, demonstrem ser relevantes para o desenvolvimento do setor do turismo em Portugal. Este evento, além de ter tudo isto, dá também um contributo para a estruturação do produto turístico mais digital, uma tendência ainda mais forte após este ano particularmente desafiante”.

Notícias AICEP

Exportações portuguesas registam crescimento

AICEP

Exportações portuguesas registam crescimento nos primeiros sete meses do ano.

Pavilhão de Portugal pronto para inauguração da Expo 2020 Dubai

AICEP

Pavilhão de Portugal está pronto para a inauguração da Expo 2020 Dubai de dia 1 de outubro.

  • Multimercado

Acordo entre El Corte Inglés e AICEP promove marcas portuguesas

AICEP

El Corte Inglés e AICEP firmam acordo para promover marcas portuguesas nos canais online.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório