Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
21 de Julho 2021

THU anuncia regresso a Portugal

AICEP

Portugal
Cultura e lazer

O principal evento do Trojan Horse was a Unicorn (THU), que decorreu em Portugal de 2013 a 2017, regressa este ano a Tróia para a sua oitava edição, de 20 a 25 de Setembro de 2021, após duas edições realizadas em La Valletta, Malta.

Criado em Portugal em 2013, o THU é hoje uma marca global na indústria do entretenimento digital, com projetos em diversos países. Mais do que trazer de volta um dos maiores eventos globais da indústria, o regresso do THU a Portugal visa afirmar internacionalmente o potencial do país neste setor.

André Luís, fundador do THU, explica que pretende “ajudar a impulsionar a indústria de entretenimento digital no país, através de um conjunto de eventos e iniciativas focadas no talento criativo e nos grandes investidores” de uma das indústrias que mais cresceu nos últimos dois anos. “Acredito que Portugal tem o potencial para se tornar numa referência nesta indústria, pois reúne condições económicas, culturais e sociais que fazem dele um país atrativo para o talento e os investidores internacionais. Queremos alavancar também os criadores e as empresas nacionais.”

Após diversos contactos com o Governo português, nos últimos dois anos - em particular com o Ministério da Cultura e com a Secretaria de Estado do Turismo - a direção do THU considera que existe, hoje, uma visão estratégica que reconhece a importância e o potencial desta indústria para a criação de emprego nas indústrias criativas, para a atração de investimento e de tecnologia. Regressar a Portugal acaba, assim, por ser um passo natural para este projeto, que volta com uma dimensão e impacto que vão muito para além do evento de Tróia. “Temos crescido muito e conseguimos criar uma comunidade global que reúne todas as áreas do setor, promovendo o acesso a oportunidades e fazendo a ponte entre todos os players: recrutadores, investidores, talento e empresas. E é exatamente isso que queremos trazer para o país”, remata André Luís.

A importância do setor digital é cada vez maior e a crescente procura de conteúdos representa novas oportunidades de emprego nas áreas culturais e criativas, desde a fotografia à ilustração, do design ao guionismo, passando por novas profissões e especializações no cruzamento entre arte e tecnologia. Como tal, é de grande interesse estratégico promover o talento nacional nesta área e a vinda de um evento como o THU para Portugal é um bom contributo para esse posicionamento.” afirma Graça Fonseca, Ministra da Cultura.

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo de Portugal, acrescenta que “temos vindo a dinamizar o apoio à realização de eventos que, pelo seu posicionamento, notoriedade e imagem internacional, demonstrem ser relevantes para o desenvolvimento do setor do turismo em Portugal. Este evento, além de ter tudo isto, dá também um contributo para a estruturação do produto turístico mais digital, uma tendência ainda mais forte após este ano particularmente desafiante”.

Notícias AICEP

Encontros da Diáspora: PNAID 2021

AICEP

De 9 a 11 de dezembro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

  • Portugal

BlueBiz Parque Empresarial mais ligado ao Porto de Setúbal

AICEP

Com mais ligações e interconexões preferenciais com o Porto de Setúbal.

  • Distribuição e logística

“Proveedor Automotriz” Oportunidades B2B

AICEP

AICEP MÉXICO - mais importante encontro de negócios da indústria automóvel do norte do México.

  • México
  • Componentes auto

Partilhe esta página

Campo Obrigatório