Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
09 de Setembro 2021

The Art of Tasting Portugal em Amesterdão

AICEP

Holanda
Agroalimentar

The Art of Tasting Portugal realiza o seu primeiro evento internacional, em Amesterdão, inserido no programa do Best Chef Awards.

A 15 de setembro, o novo restaurante Arca, do chef Henrique Sá Pessoa, será o anfitrião de uma viagem pelas regiões de Portugal à mesa. Este evento conta com o apoio do Turismo de Portugal e é integrado na agenda do evento internacional Best Chef Awards.

A plataforma The Art of Tasting Portugal, desenvolvida pela Chefs Agency com o objectivo de dinamizar e promover a gastronomia nacional através de acções, eventos e experiências diferenciadoras, vai realizar o seu primeiro evento internacional a 15 de Setembro, em Amesterdão. Este primeiro “showcase” da plataforma fora do território nacional conta com o apoio do Turismo de Portugal, pela relevância atribuída ao evento, e insere-se na programação do evento internacional Best Chef Awards, que reúne em Amesterdão entre os dias 13 e 15 de setembro os chefs mais consagrados desta área a nível mundial, assim como a imprensa especializada do sector.

Este evento terá o formato de um almoço, no dia 15 de setembro, entre as 12h e as 14h30, no restaurante ARCA, do chef Henrique Sá Pessoa – cuja inauguração oficial acontece apenas em novembro deste ano. Sá Pessoa abre pela primeira vez este seu novo espaço para receber a iniciativa da plataforma The Art of Tasting Portugal. Dentro do art’otel, em Amesterdão, será servido um almoço para 30 pessoas numa “viagem” por algumas das regiões de Portugal. Tal como é promovido na plataforma e nas experiências gastronómicas que são comercializadas neste âmbito, cada chef irá selecionar um produto da sua região, para que o menu do almoço seja uma viagem por algumas das regiões de Portugal, destacando o seu produtor e as características únicas que o território nacional apresenta para o resultado final.

A representar o nosso país à mesa estarão quatro chefs, de várias regiões diferentes: Henrique Sá Pessoa (Alma, 2* Michelin), pela região de Lisboa, que selecionou o porco alentejano da Boleteiros como produto em destaque; Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, 2* Michelin), que representará os sabores da região norte com a escolha do lagostim da Nutrifresco; Diogo Rocha (Mesa de Lemos, 1* Michelin) representa a paragem no Centro do país, onde teremos o bacalhau da Lugrade, produto estrela do receituário nacional; com Rui Sequeira (Alameda, Faro), chegamos finalmente a sul, com a raia da Nutrifresco a sobressair nos sabores da região do Algarve. Os vinhos da Quinta de Lemos acompanham o almoço.

Esta iniciativa decorre no dia da gala de entrega de prémios do evento Best Chefs Awards, em que os nomes de Henrique Sá Pessoa e Rui Paula figuram na lista. Este projeto dedica-se a homenagear os chefs que criam as melhores experiências gastronómicas a nível mundial. O lema da edição deste ano é: Regresso ao “Ao Vivo”. De volta à realidade. Os participantes poderão compartilhar conhecimento com os seus pares e colegas internacionais, assim como dar a conhecer os seus projetos enquanto convivem durante estes dias em Amesterdão.

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, lembra que “a gastronomia nacional é um dos grandes atrativos turísticos do nosso país, com tradição, história, produtos de excelência e imenso talento dos nossos chefs. Por tudo isso é de enorme importância, e muito merecido, o lugar de destaque no panorama internacional que a nossa gastronomia ocupa ao marcar presença em eventos internacionais de relevo como é o Best Chefs Awards. Pelo nosso lado, como não podia deixar de ser, estamos empenhados em aproveitar estes momentos para projetar ao máximo a imagem de Portugal e da nossa gastronomia.”

“Este evento marca o início da presença internacional da plataforma The Art of Tasting Portugal. Iniciada em 2020, com todas as restrições que vivemos, acabou por beneficiar do tempo necessário para construir um projeto sólido e integrado, através do mapeamento do território a nível de produtos, chefs, vinhos, estadias e artesanato. Agregar este, que é o primeiro evento de promoção externa do conceito, ao evento anual do Best Chefs Awards é uma aproximação à comunidade mundial que tem de conhecer melhor o nosso país e que, com esta ação, esperamos atrair para que nos visitem no território nacional”, explica Patrícia Dias, directora da Chefs Agency e The Art of Tasting Portugal, co-criadora da plataforma juntamente com a sua sócia e directora operacional Adriana Fournier. “Acreditamos que o turismo nacional continuará a ser um motor económico estratégico e que a gastronomia portuguesa é um elemento cada vez mais forte para a promoção do destino. Esta plataforma pretende ser uma ferramenta para este fim, de forma democrática, agregando a comunidade como um todo, destacando os seus pontos fortes e diferenciadores”.

“É um orgulho receber os meus colegas portugueses para este evento que promove a gastronomia portuguesa e, em simultâneo, apresentar o conceito do meu novo restaurante, o primeiro espaço de cozinha portuguesa de autor em Amesterdão. Espero que o ARCA seja uma boa embaixada dos sabores nacionais nesta capital europeia e que sirva como cartão de visita para que venham conhecer mais do nosso país no futuro”, afirma o chef Henrique Sá Pessoa, que definiu o conceito da proposta gastronómica do restaurante. “A oportunidade de desenvolvermos este evento para alguns dos melhores chefs mundiais e imprensa de relevo é, sem dúvida, um momento de relevo para a promoção da gastronomia portuguesa”, acrescenta. O ARCA abre este outono no art’hotel Amesterdão, um hotel icónico com assinatura do artista Atelier van Lieshout.

Joanna Slusarczyk, neurocientista e uma das fundadoras do THE BEST CHEF acompanhou o desenvolvimento da plataforma The Art of Tasting Portugal, que já tinha sido apresentada na edição virtual de 2020, e acredita que “Portugal é um país de sabores e talentos a descobrir. Nas votações para a edição deste ano sentimos um aumento de nomes de chefs portugueses o que reflete um aumento do reconhecimento do trabalho que desenvolvem. O trabalho que desenvolvemos com o Best Chefs Awards é precisamente com este objetivo, promover a interação entre chefs e partilha de conhecimento neste sector”.

A plataforma The Art of Tasting Portugal tem o Alto Patrocínio do Ministérios da Agricultura e do Ministério do Mar. O seu conceito foi desenvolvido pela equipa da Chefs Agency, a primeira empresa nacional dedicada à gastronomia, com mais de 10 anos de atividade desenvolvida no mercado nacional e com presença internacional estratégica nos principais eventos de relevo neste sector. O projeto surge pela perceção de qualidade e singularidade dos nossos produtos e pela ambição de valorizar ainda mais este património tão único e especial que o país tem. A parceria com a We Love Small Hotels, a nível de estadias, e com a Portugal Manual, no que respeita ao artesanato nacional, oferece uma perspetiva do país agregada, ainda mais interessante, moderna onde se destaca a qualidade e a singularidade que Portugal tem.

O apoio da Miele foi crucial para o início deste projeto, que continuaremos a construir juntos.

Notícias AICEP

Pavilhão de Portugal pronto para inauguração da Expo 2020 Dubai

AICEP

Pavilhão de Portugal está pronto para a inauguração da Expo 2020 Dubai de dia 1 de outubro.

  • Multimercado

Fileira Casa portuguesa em destaque em revista polaca

AICEP

Campanha Internacional “MADE IN PORTUGAL naturally” na revista HOME Inspirations.

  • Polónia
  • Casa

Joalharia portuguesa apresenta-se na Semana da Moda de Londres

AICEP

Apresentação coletiva de marcas de joias portuguesas na Embaixada de Portugal em Londres.

  • Reino Unido
  • Ourivesaria e joalharia

Partilhe esta página

Campo Obrigatório