Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
26 de Julho 2023

Tendências & Oportunidades: setor automóvel francês

AICEP

França
Componentes auto

As perspetivas para o setor automóvel em França da consultora KPMG destacam várias oportunidades e desafios para a indústria automóvel, inserindo-se em movimentos mais abrangentes como a convergência das questões de mobilidade, a neutralidade carbónica ou a experiência do cliente na era digital.

Naturalmente, os construtores estão confrontados com um vasto painel de “oportunidades e desafios” na sua organização industrial (motorizações, processos de fabrico, tecnologias, análise de dados) e comercial (novos modelos de lucros, modelos de negócios inovadores, abordagem do cliente adequada nesta fase de transição).

O mercado automóvel em França, como os restantes mercados, encontra-se numa crescente mutação com o fim dos motores térmicos e o desenvolvimento da motorização elétrica. No início do ano, observou-se em França a continuação do aumento das compras de carros novos elétricos ou híbridos, atingindo uma quota de mercado de mais de 30 por cento, em paralelo com uma queda significativa das vendas dos veículos a gasóleo.

Assim o setor automóvel está a viver uma mudança de paradigma, passando de uma dependência das energias fósseis para um funcionamento com energias neutras em termos de balanço carbónico. Neste período, onde perduram as duas realidades, o setor automóvel apresenta, naturalmente, duas tendências opostas. Uma positiva que resulta da procura de veículos elétricos ou híbridos e uma negativa que correspondente ao fim da “era do petróleo”.

Empresas com forte presença no setor estão já a focar as suas atividades no desenvolvimento de outras áreas. É o caso, por exemplo, dos industriais dos moldes, da Bosch na sua fábrica de produção de injetores para motores diesel ou ainda da Faurecia (grupo Forvia) que vai transformar a sua fábrica de escapes num centro de produção de reservatórios para hidrogénio.

Neste cenário, o governo francês anunciou a criação de um fundo de 300 milhões de euros para a diversificação dos subcontratantes no setor automóvel (mecanismo que já apoia 81 empresas) que permitirá criar novas oportunidades oferecidas pela eletrificação dos veículos e transferir competências de uma atividade para outra. Adicionalmente, o governo francês anunciou também um plano de apoio para “as famílias mais modestas”, abrindo a possibilidade de um leasing de carro elétrico a 100€ por mês, dispositivo que deverá começar no final do ano e as primeiras entregas de veículos no início de 2024.

Atualmente, a palavra-chave do setor automóvel europeu é claramente a “urgência” na adoção das novas tecnologias, na restruturação industrial e resposta concorrencial.

As perspetivas para o setor automóvel em França em 2023 apontam para um forte potencial de inovação e de investimento para chegar ao objetivo de neutralidade carbónica. A eletrificação do veículo vai continuar a impactar fortemente todas empresas do ecossistema térmico, sendo que as maiores (OEM) terão a capacidade de se adaptar e as mais pequenas muito especializadas não resistirão a esta mutação. Por outro lado, este novo ecossistema elétrico em forte crescimento vai privilegiar os industriais das cablagens, dos equipamentos elétricos e eletrónicos, mas também os industriais do software. Desta forma, testemunha-se a criação de oportunidades no setor das infraestruturas nomeadamente na implementação de postos de carregamento das baterias ou de carregamento de hidrogénio.

Notícias AICEP

Rakuten: conheça o maior marketplace do Japão

AICEP

Fique a par das vantagens, dos desafios e de como vender no Rakuten.

Uniformes sustentáveis e inovadores fabricados em Portugal

AICEP

Em 2023 consquistaram um novo cliente na aviação: a Emirates.

  • Vestuário e acessórios

Por que apostar no mercado das Multilaterais?

AICEP

A participação de Portugal nas Multilaterais gera inúmeras oportunidades para as empresas…

Partilhe esta página

Campo Obrigatório