Marcas portuguesas na IoT Solutions World Congress - Barcelona
AICEP
A Solutions World Congress, realizada em Barcelona, conta com três empresas portuguesas.
- Espanha
- TIC
AICEP
Cada vez mais, tanto os consumidores como as empresas têm aderido à tendência da sustentabilidade. Mas ao contrário de modas que vão e vêm, este conceito tem dado razões para acreditar que não veio para uma temporada só. Os setores da moda, calçado, joalharia, casa, lifestyle e cosmética não são exceção e são talvez até dos melhores exemplos que podemos usar nesta matéria.
Podemos observar uma maior procura (e consequente oferta) de produtos sustentáveis e cuja produção não impacta negativamente o planeta. Se antes havia uma clara tendência para o consumo massivo e pouco consciente, agora tanto consumidores como empresas procuram integrar a sustentabilidade no seu dia-a-dia.
Mais que uma moda ou iniciativas pontuais, a sustentabilidade começa a surgir como palavra de ordem. Há uma transformação a acontecer nas marcas, que começam a implementar processos de produção sustentáveis e apostam no eco-design, com a escolha de matérias-primas sustentáveis e introdução da tecnologia e materiais inovadores, que não só aumentam a qualidade dos produtos, como reduzem os impactos negativos no planeta. Discutem-se e aplicam-se também modelos de distribuição que reduzam a emissão de CO2, e surgem novos conceitos, como slow-fashion, em oposição à fast-fashion, que não só dá importância à produção e materiais utilizados, como às condições de produção e dos trabalhadores.
Quando se fala em produto sustentável, há que ter clara a distinção entre um produto de produção sustentável ou um produto sustentável propriamente dito. Um produto pode ter uma produção sustentável sem que o seu consumo assim o seja. Enquanto muitas marcas optam por más práticas, como greenwashing, outras marcas nascem do próprio conceito, tendo como base e fundamento a sustentabilidade, incorporando-a como pilar nas suas estratégias de negócios. Assim, fazem disso o seu propósito e missão.
AICEP
A Solutions World Congress, realizada em Barcelona, conta com três empresas portuguesas.
AICEP
Foi debatido o novo fluxo comercial gerado pelo Acordo Económico e Comercial Global (CETA).
AICEP
Em fevereiro, 20 marcas portuguesas participam na INTERGIF, BISUTEX e MADRID JOIA.