Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
08 de Setembro 2022

Sustentabilidade: A tendência que veio para ficar

AICEP

Cada vez mais, tanto os consumidores como as empresas têm aderido à tendência da sustentabilidade. Mas ao contrário de modas que vão e vêm, este conceito tem dado razões para acreditar que não veio para uma temporada só. Os setores da moda, calçado, joalharia, casa, lifestyle e cosmética não são exceção e são talvez até dos melhores exemplos que podemos usar nesta matéria.

Podemos observar uma maior procura (e consequente oferta) de produtos sustentáveis e cuja produção não impacta negativamente o planeta. Se antes havia uma clara tendência para o consumo massivo e pouco consciente, agora tanto consumidores como empresas procuram integrar a sustentabilidade no seu dia-a-dia.

Mais que uma moda ou iniciativas pontuais, a sustentabilidade começa a surgir como palavra de ordem. Há uma transformação a acontecer nas marcas, que começam a implementar processos de produção sustentáveis e apostam no eco-design, com a escolha de matérias-primas sustentáveis e introdução da tecnologia e materiais inovadores, que não só aumentam a qualidade dos produtos, como reduzem os impactos negativos no planeta. Discutem-se e aplicam-se também modelos de distribuição que reduzam a emissão de CO2, e surgem novos conceitos, como slow-fashion, em oposição à fast-fashion, que não só dá importância à produção e materiais utilizados, como às condições de produção e dos trabalhadores.

Quando se fala em produto sustentável, há que ter clara a distinção entre um produto de produção sustentável ou um produto sustentável propriamente dito. Um produto pode ter uma produção sustentável sem que o seu consumo assim o seja. Enquanto muitas marcas optam por más práticas, como greenwashing, outras marcas nascem do próprio conceito, tendo como base e fundamento a sustentabilidade, incorporando-a como pilar nas suas estratégias de negócios. Assim, fazem disso o seu propósito e missão.

Leia o artigo na íntegra na Revista Portugalglobal.

Notícias AICEP

Maxiglobal apresenta soluções no Data Centre World em Paris

AICEP

Empresa portuguesa marca presença no evento que reúne os principais players do setor.

  • França
  • TIC

41 Empresas portuguesas participaram na MICAM

AICEP

Os empresários portugueses mostravam boas expetativas para esta exposição e o balanço revelou-…

  • Itália
  • Calçado

Portugal sobe duas posições no European Innovation Scoreboard

AICEP

O desempenho nacional aumentou 6,4 pontos percentuais entre 2015 e 2022.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório