Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
24 de Janeiro 2023

Sustentabilidade e serviços transformam o setor da Mobilidade

AICEP

Componentes auto

A sustentabilidade é um tema incontornável para as empresas de todos os setores de atividade, mas na área da mobilidade é exigida, em simultâneo, uma grande capacidade de mudança e de inovação. Neste setor tem-se assistido paralelamente a uma transição da disponibilização de produtos para a oferta de serviços. 

Para analisar estas duas tendências, a AICEP, em colaboração com o FutureCast Lab do ISCTE, publicou na MY AICEP dois relatórios que ajudam as empresas a conhecer o impacto destas mudanças no seu negócio.

As duas análises, Integração da Sustentabilidade na Mobilidade e Subscrição e Servitização nas Empresas de Mobilidade, estão já disponíveis, e integram o projeto Tendências em Gestão e Marketing Internacional cujo objetivo é identificar as principais tendências internacionais que podem tornar as empresas exportadoras mais competitivas.

A preocupação com a sustentabilidade tem vindo alterar os procedimentos das empresas e o comportamento dos consumidores. A necessidade de estas adotarem práticas sustentáveis na sua atividade através da redefinição de estratégias e processos operacionais é, por um isso, uma questão determinante.

A fileira da Mobilidade tem uma responsabilidade redobrada nos aspetos ligados à sustentabilidade e, nos últimos anos, tem-se assistido ao crescimento de novas soluções de mobilidade que passam pela utilização de veículos elétricos, carros autónomos e soluções de partilha de veículos.

Ao abordar as implicações da integração da sustentabilidade nas estratégias de gestão e de marketing das empresas de mobilidade, apresentam-se como exemplo os casos das empresas Irizar, Streetlight Data, Stratio e Eviation, nas quais foram adotadas soluções como a criação de uma área específica para os transportes coletivos baseados em mobilidade elétrica, aplicações que permitem medir em tempo real a mobilidade em qualquer via, soluções para a manutenção automatizada dos veículos ou investimentos no desenvolvimento de aeronaves elétricas.

Já no que se refere aos modelos de subscrição e criação de serviços na área da Mobilidade, analisa-se a disponibilização de serviços de aluguer ou outros, nomeadamente subscrições e assinaturas, bem como as implicações da subscrição e servitização para a gestão e o marketing.

São também apresentados casos de sucesso: as empresas Nissan, Goodyear, Rolls Royce e Via Verde, cujas práticas e modelos de negócio integraram esta tendência.

Estas análises integram o Programa Tendências de Gestão e Marketing Internacional que junta o conhecimento da AICEP na área da internacionalização à investigação aplicada sobre gestão e marketing do FutureCast Lab. O programa abrange, ao todo, 50 tendências que estão a mudar a vida das empresas e a determinar o seu sucesso nos mercados internacionais.

Notícias AICEP

Amazon Business: que oportunidades tem para o comércio B2B

AICEP

Já conhece o Amazon Business? Fique a par das suas vantagens para empresas.

Feira Intergift recebe empresas da fileira casa portuguesa

AICEP

São 43 marcas portuguesas que estarão presentes na feira Intergift, em Madrid.

  • Espanha
  • Multisetor

Marcas portuguesas na IoT Solutions World Congress - Barcelona

AICEP

A Solutions World Congress, realizada em Barcelona, conta com três empresas portuguesas.

  • Espanha
  • TIC

Partilhe esta página

Campo Obrigatório