Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
20 de Outubro 2023

Sustentabilidade foi o tema central do Portugal Exportador

AICEP

A 18ª edição do Portugal Exportador decorreu no dia 19 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa. Este evento é dedicado à internacionalização do tecido empresarial português, em especial as Pequenas e Médias Empresas (PME), e tem o objetivo de alargar a base exportadora nacional. Organizado pela Fundação AIP, com apoio da AICEP, que apresentou o Programa de Capacitação ESG para PME exportadoras.

A edição deste ano teve como tema central a sustentabilidade e irá abordar o Green Trade Lab, uma iniciativa dedicada ao tema e aos fatores ESG (Ambientais, Sociais e Governança). Estes são fatores cada vez mais relevantes para as empresas exportadoras, uma vez que desempenham um papel fundamental na competitividade, acesso a mercados, gestão de riscos, acesso a financiamento, bem como à construção de relacionamentos comerciais sólidos.

No âmbito de apoio às empresas, em todas as vertentes do seu processo de internacionalização, a AICEP promove uma estratégia ESG (Environmental, Social and Governance) na atividade económica das PME exportadoras que inclui um conjunto de ações e iniciativas com parceiros.

O Programa de Capacitação ESG para PME exportadoras, apresentado no Portugal Exportador na sessão Programas de apoio às PME exportadoras, pela AICEP, é direcionado para as PME com diferentes graus de internacionalização.

Para este programa foram especificamente criados produtos de capacitação empresarial para as empresas que pretendam, numa primeira fase, fazer uma autoavaliação de âmbito genérico, podendo utilizar ferramentas de diagnóstico para aferir o seu nível de maturidade em termos de compromisso e indicadores ESG. A segunda fase, de âmbito setorial e por geografia de mercado, será dedicada agilização de processos de relato e comunicação de desempenho ESG das PME.

O programa, a desenvolver com parceiros públicos e privados, tem como principais objetivos fortalecer a sustentabilidade, a responsabilidade social e as práticas de governança das empresas, tornando-as mais competitivas e alinhadas com as tendências globais de negócios sustentáveis, bem como capacitar e guiar as PME exportadoras na criação e aplicação de uma estratégia ESG personalizada de acordo com seu setor de atividade e mercado geográfico.

A primeira fase é constituída por quatro etapas: na etapa 1, dedicada à Sensibilização e Diagnóstico, estão previstas as seguintes atividades a desenvolver em novembro e dezembro de 2023: Ações de sensibilização presenciais e online; Curso assíncrono na plataforma de e-learning da Academia AICEP e Roadshows regionais em colaboração com parceiros públicos e privados.

As restantes três etapas, que irão decorrer em 2024 e 2025, são: Capacitação e Implementação; Monitorização, Avaliação e Comunicação; Mentoria e Interação.  

A segunda fase do programa a dinamizar com Associações e Clusters de Competitividade será desenvolvida de 2024 a 2026.

Notícias AICEP

Vender online para França: o que deve saber

AICEP

Vender online para França é uma boa oportunidade de internacionalização. Conheça o mercado.

Quando fazemos o seu projeto de internacionalização online?

AICEP

Este é o momento para criar ou reforçar o projeto de internacionalização online da sua empresa.

Como vender no eBay: vantagens, custos e guia de procedimentos

AICEP

Saiba como funciona e quais as vantagens de vender no eBay.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório