Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
26 de Dezembro 2022

Sustentabilidade e Capital Humano nas empresas do setor Ambiente

AICEP

Ambiente

A sustentabilidade é um tema incontornável para qualquer empresa, mas as do setor do Ambiente são, com frequência, alvo de uma atenção redobrada a este nível. As expectativas dos clientes são cada vez maiores, sejam cidadãos ou organizações, havendo necessidade de envolver os recursos humanos em todas as etapas.

Para analisar estes dois temas, sustentabilidade e capital humano, a AICEP acaba de publicar dois relatórios dedicados às empresas desta Fileira, para as ajudar a conhecer melhor estas mudanças e delas retirar o máximo benefício para o desenvolvimento do seu negócio.

As duas análises estão já disponíveis - Integração da Sustentabilidade nas Empresas do Ambiente e A Componente Humana nas Empresas do Ambiente - e integram o projeto Tendências em Gestão e Marketing Internacional, desenvolvido pela AICEP em colaboração com o FutureCast Lab do ISCTE, cujo objetivo é identificar as tendências internacionais que reforçam a competitividade das empresas exportadoras.

A análise sobre a integração da sustentabilidade nas empresas da fileira do Ambiente sublinha que estas são muitas vezes consideradas um exemplo a seguir nesta área e que as suas práticas devem refletir um equilíbrio entre a economia, a preservação ambiental e o desenvolvimento da sociedade.

Ao apresentar exemplos como os da Environmental Waves, da Lipor ou da Acciona são destacadas condições importantes para que as organizações se tornem mais sustentáveis, nomeadamente a necessidade de envolvimento dos stakeholders, a análise da concorrência nacional e internacional e a definição das práticas a adotar.

O relatório sobre a componente humana neste setor centra-se na importância do capital humano e nas suas implicações para a gestão e para o marketing. Sublinha a importância de promover o contacto dos recursos humanos com o exterior, nomeadamente com parceiros ou clientes, e aponta fatores que podem contribuir para o sucesso da empresa, nomeadamente a construção e motivação das equipas através de team building, a comunicação, a partilha de conhecimento, a gestão do tempo e o planeamento partilhado e atualizado.

São destacados, a título exemplificativo, os casos da Vattenfall, unidade sueca de produção e distribuição de gás, da WSP, consultora canadiana especializada na área do Ambiente WSP e da britânica Innovyze que desenvolve soluções de software para a gestão de água.

Para aceder aos relatórios completos, registe-se ou inicie sessão na área de cliente MY AICEP.

Notícias AICEP

Portugal participa em feiras de têxtil lar e decoração em Madrid

AICEP

Em fevereiro, 20 marcas portuguesas participam na INTERGIF, BISUTEX e MADRID JOIA.

  • Espanha
  • Multisetor

Efacec reforça posição na Escandinávia

AICEP

Contrato produzirá 30 toneladas de biogás líquido e 300.000 toneladas de matéria orgânica.

  • Suécia
  • Ambiente

Aeronave europeia híbrido-elétrica terá tecnologia portuguesa

AICEP

ISQ, INEGI e Almadesign participam no desenvolvimento da aeronave europeia híbrido-elétrica.

  • Aeronáutica

Partilhe esta página

Campo Obrigatório