Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
03 de Julho 2020

Supermercados online do México atingem valores recorde

AICEP

México

Nos primeiros meses de pandemia, o México registou um aumentou de vendas de e-commerce de cerca de 300 por cento, o que se verificou também no caso dos supermercados online. A nova rotina levou as compras de supermercado para o online. Mesmo para empresas já preparadas para o ambiente online, a nova normalidade tornou-se desafiante em termos logísticos.

Jüsto, um supermercado que nasceu em setembro de 2019, apesar de ter sido criado com o conceito online, sem lojas físicas, não estava preparado para o crescimento de 330 por cento no mês de março deste ano. Tal como Jüsto, também a Cornershop, empresa de entregas de curta distância não foi capaz de fazer frente aos desafios logísticos apresentados pela pandemia.

Ambas as empresas nasceram no ecossistema digital, mas ambas admitem atrasos nas suas operações, dado que nenhuma delas esperava o sucesso obtido nos últimos meses.

Para o gigante Walmart, as transações online durante o primeiro trimestre deste ano representaram 1,6 por cento das vendas totais. Por outro lado, a Soriana, grupo de supermercados mexicano, teve um crescimento de 400 por cento em abril nas vendas online.

Os principais desafios da pandemia transmitiram-se na criação de novas parcerias com fornecedores para dar resposta à procura e manter sempre o stock de produtos atualizado. Existe ainda um grande potencial de crescimento em termos logísticos para dar resposta ao novo ambiente online no México.

Campo Obrigatório