Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
22 de Abril 2021

Startups portuguesas em equipas desportivas internacionais

AICEP

BBox Sports, FootAR e Full venue são as startups portuguesas escolhidas para trabalhar com 16 equipas a nível internacional, entre as quais Federação Francesa de Futebol, Wolverhampton, SK Gaming, Atlanta Hawks, Milwaukee Bucks, E1 Series e Deltatre.

Pelo segundo ano consecutivo, a Hype Sports Innovation abriu candidaturas para o programa GVA2 (Global Virtual Accelerator) onde diversas startups internacionais na área do desporto são escolhidas por clubes e empresas do setor, para apresentarem as suas soluções que irão ajudar a resolver os desafios apresentados. 
 
A visão da HYPE é impactar a vida das pessoas por meio do poder do desporto e da inovação. Para a Hype, estas são as melhores formas de criar um impacto maior no mundo do desporto. A ideia por trás deste programa é construir mais do que uma plataforma de inovação desportiva, mas sim construir uma comunidade que envolve startups, clubes e empresas.
 
Uma das startups portuguesas escolhida por 11 equipas e empresas desportivas presentes no GVA2 é a BBox Sports, uma startup focada no fan engagement, onde através do desenvolvimento de produtos oficiais ligados a um mundo de Realidade Aumentada, oferece aos clubes de futebol uma ferramenta de engagement que permite aos clubes uma maior ligação com os seus fãs. Para criar esta ligação a BBox criou os LADS Collectibles, colecionáveis oficiais de equipamentos de futebol, onde jogadores e lendas, após instalar a app BBox Sports (disponível em iOS e Android), ganham vida através de Realidade Aumentada sendo apenas necessário um dispositivo móvel. Além de fotografias e vídeos com jogadores, a BBox Sports oferece aos fãs visitas aos estádios, museus, relvado bem como muitas outras áreas privadas ao público, como balneários e os autocarros das equipas. A BBox Sports já trabalha com SL Benfica, Sporting CP e Federação Portuguesa de Futebol e encontra-se a fechar parceria com o River Plate (Argentina), FC Porto e Atlético de Madrid. 
 
Outra das startups portuguesas escolhidas para o GVA2 é a FootAR, que se foca na experiência em direto do fã de desporto. Através de um aplicativo second screen, de forma gratuita, os utilizadores têm acesso a dados estatísticos personalizados que não são disponibilizados nos canais convencionais, como por exemplo, não apenas quantificar o nº de remates num jogo de futebol mas indicar a percentagem que cada um destes têm de resultar em golo, calculados em tempo-real. Além disto, fomenta a experiência entre os fãs, colocando à sua disposição ferramentas para interação entre os mesmos, criando um ambiente virtual onde têm acesso a diversos prémios, por interagir. Uma espécie de jogo dentro de cada jogo. Nesta fase pandémica, tem vindo a juntar os fãs que se encontram geograficamente separados, mas que encontram no FootAR uma sala virtual onde podem assistir juntos, apostar, trocar impressões, e ser recompensados. Após validações por parte de Clubes, Operadoras de Telecomunicações e Casas de Apostas, a FootAR cria este ambiente, através de realidade aumentada, acessível através smartphones, mas já preparado para os gadgets como Óculos de Realidade Aumentada, já anunciados para 2023 pela Google e Apple, que prometem revolucionar a forma como interagimos com o mundo.
 
E a terceira startup portuguesa que entrou neste programa é a Full Venue. Criada para revolucionar a forma como as organizações tiram partido da vasta quantidade de dados partilhados pelos seus clientes, a FullVenue.AI é uma startup cuja proposta é clara e assenta em calcular a probabilidade exata de um cliente adquirir um produto, através da utilização de Inteligência Artificial. Com este tipo de informação as empresas passam a dispor de uma plataforma para identificar segmentos com alta propensão de compra. Liderada por Tiago Costa, antigo Gestor de Projetos na área do Digital da Federação Portuguesa de Futebol, a FullVenue.AI está no seu primeiro ano de atividade e começa já a mostrar uma forte tração. Atualmente tem já parceria iniciada com a Federação Belga de Futebol e com o Sport Lisboa e Benfica. Recentemente abriram-se portas em duas das ligas mais poderosas do mundo, a Premier League e a NBA, através do interesse do Wolverhampton e dos Milwaukee Bucks. Em negociações para fechar uma Seed Round de investimento, a FullVenue.AI vai em breve fazer crescer a sua equipa, estando planeado abrir um conjunto de oportunidades para diferentes perfis, em áreas como, Data Science, Digital Marketing e Business Development.

Notícias AICEP

Agregador Agroalimentar Português no Alibaba.com

AICEP

A nova loja online B2B do setor agroalimentar português.

  • Alibaba.com

Economia Marroquina deverá crescer 6,2% em 2021

AICEP

AICEP MARROCOS - taxas de crescimento em África, em 2021.

  • Marrocos

Webinar sobre Oportunidades de Mercado

AICEP

AICEP SENEGAL - implementação do Pacto de Energia do Senegal.

  • Senegal

Partilhe esta página

Campo Obrigatório