Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
16 de Março 2022

Sound Particles: empresa portuguesa faz sucesso em Hollywood

AICEP

A Sound Particles é uma empresa de Leiria, fundada em 2016, que desenvolve o software usado na produção de som em todos os grandes estúdios de Hollywood e nas maiores empresas de videojogos do mundo. Com a faturação a duplicar anualmente, é uma empresa cujo sucesso internacional não é silencioso.

Em 2012, Nuno Fonseca, fundador e CEO, decidiu nos seus tempos livres criar o seu próprio simulador 3D de partículas para som. Hoje, o Sound Particles é o software de produção de som usado nos grandes estúdios de Hollywood e em grandes empresas de videojogos.

A ideia surgiu muitos anos antes quando Nuno Fonseca pensou na possibilidade de usar sistemas de partículas para criar sons, técnica de computação gráfica usada em efeitos visuais nos filmes, que produz milhões de pequenos pontos para criar, por exemplo, fogo ou tempestades de areia. Enquanto numa abordagem tradicional, com um editor de som, é possível criar 50 sons num dia, com o Sound Particles é possível em 15 minutos criar 10 mil sons, e este é o grande fator de diferenciação deste software.

Quando em 2014 Nuno Fonseca foi a uma conferência Los Angeles apresentar o projeto, tendo enviado e-mails prévios a vários profissionais de Hollywood, obteve a primeira resposta do Skywalker Sound, o maior estúdio de som para cinema de todo o mundo. O fundador da Sound Particles teve oportunidade de ir ao Skywalker Ranch dar uma palestra à equipa de Sound Design e nos seis meses seguintes deu várias palestras na Warner Bros, Universal, Sony, Fox, Paramount, Disney, Pixar, Apple, Google e Stanford.

Em 2015 foi lançada a primeira versão do software, mas a empresa só foi formalizada em 2016, com a missão de inventar o futuro do áudio na indústria do entretenimento, através da utilização de técnicas de computação gráfica aplicadas ao som.

Leia o artigo na íntegra na Revista Portugalglobal.

Para ficar a par de todas as novidades, subscreva a nossa Revista Portugalglobal

Notícias AICEP

Exportações de mobiliário superam níveis pré-pandemia

AICEP

Exportações de mobiliário sobem 6 por cento no 1º trimestre de 2022 para 500 milhões de euros.

  • Multisetor

BRESIMAR MARCA PRESENÇA NA HANNOVER MESSE 2022

AICEP

Grupo BRESIMAR leva soluções nacionais com inovação de ponta à HANNOVER MESSE 2022.

  • Multisetor

Blue Talk Havana aproximou especialistas e empresas

AICEP

O evento realizou-se com sucesso e aproximou especialistas e empresas de ambos os países.

  • Multimercado

Partilhe esta página

Campo Obrigatório