Países Baixos: economia estável no radar das empresas
AICEP
Os Países Baixos possuem uma das economias mais abertas do mundo.
- Holanda
- Multisetor
AICEP
Na Indústria Gráfica, a multiplicidade de clientes aponta para o aumento das importações, o que se pode traduzir em boas oportunidades para as empresas portuguesas. O setor Editorial e Livreiro, por seu lado, segue a tendência de digitalização e de recuperação pós-pandémica, com um crescimento de 12,9 por cento em 2021, registando um aumento de 80 por cento nas vendas online.
Na sequência da participação portuguesa na Bienal de São Paulo, em 2022, foram recentemente lançados pela AICEP dois estudos sobre o mercado brasileiro – um relativo à Indústria Gráfica e outro referente ao setor Editorial e Livreiro. Ambos destacam a crescente importância do canal online.
Adicionalmente, pode encontrar-se em ambos os estudos, entre outra, informação específica ao nível dos canais de distribuição, e-commerce e opções de comunicação, com vista a conferir um enquadramento setorial pertinente às empresas portuguesas que pretendam expandir-se para o mercado brasileiro.
Consulte o estudo setorial “Indústria Gráfica no Brasil” e o estudo setorial “Editorial e Livreiro no Brasil”.
O Brasil é o 5º maior país em área territorial e o 6º em população, com cerca de 213,8 milhões de habitantes. Com um produto interno bruto (PIB) nominal de 1608,4 mil milhões de USD, o país representa a 12ª maior economia do mundo e a 1ª da América Latina, de acordo com dados de 2021.
AICEP
Os Países Baixos possuem uma das economias mais abertas do mundo.
AICEP
Foram anunciados os concursos públicos para a obra “Construção da ponte Tarata”, no Peru.
AICEP
Quer começar a exportar, mas não sabe por onde começar? Este artigo é para si.