Marketplace horizontal: o que é e quais as vantagens?
AICEP
Um marketplace horizontal tem vantagens e desafios. Mas será o mais adequado para a sua empresa?
AICEP
Espanha é o destino de 26 por cento das exportações portuguesas de bens e de mais de 20 por cento das exportações totais de bens e serviços. Um quarto do total, portanto, razão mais do que suficiente para olhar com atenção para as oportunidades do outro lado da fronteira.
Madrid, Galiza ou Catalunha, as regiões que são principais clientes, compram mais a Portugal do que países como a Bélgica, Angola, Polónia ou Suécia, e as previsões apontam para um crescimento económico em Espanha de 1,5 por cento este ano e 2 por cento em 2024.
Há setores estratégicos, como a Casa e Lifestyle, em que Portugal ocupa já a terceira posição como fornecedor de têxteis-lar, a Moda, que representa 2,7 por cento do PIB espanhol, ou os Materiais de Construção devido à aposta na eficiência energética e sustentabilidade. Mas também os setores do Automóvel e das TIC têm registado um grande dinamismo. São estes e outros setores promissores ligados à Energia, ao Mar ou às Ciências da Vida, que fazem de Espanha um destino incontornável na rota das empresas portuguesas exportadoras.
POR JOANA NEVES, DELEGADA DA AICEP EM ESPANHA
AICEP
Um marketplace horizontal tem vantagens e desafios. Mas será o mais adequado para a sua empresa?
AICEP
O segundo cliente das exportações portuguesas cresce em vários setores.
AICEP
As exportações de bens e serviços registaram um aumento de 7,9 por cento.