Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
28 de Maio 2021

Setor das empresas biotech farmacêuticas na Bélgica

AICEP

Bélgica
Biotecnologia

O setor da biotecnologia na Bélgica é um dos mais competitivos do país e da Europa, contando com cerca de 140 empresas e com uma rede sólida de Universidades e Institutos de Investigação.

Apesar da sua dimensão média no contexto europeu, a Bélgica representa quase um quarto (24%) do “stock market value” do setor biotech na Europa, ultrapassando países como a Dinamarca, Alemanha e Espanha.

No caso das empresas de biotecnologia farmacêutica, uma parte significativa da sua cadeia de valor encontra-se na região belga da Flandres e, em menor densidade, na região da Valónia e na região de Bruxelas-Capital.

De acordo com a publicação « Chiffres Pharma 2019 », as empresas de biotecnologia farmacêutica belgas, em 2019, empregavam 38 500 trabalhadores diretos, criando igualmente empregos indiretos totalizando cerca de 120 000 postos de trabalho; contando com cerca de 5,400 investigadores e investiram cerca de 3,8 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento. Ao nível das exportações, a Bélgica manteve, em 2019, uma posição central na distribuição de vacinas e medicamentos: as exportações contabilizaram cerca de 50 mil milhões de euros, das quais mais de  metade deste valor se destinaram a países extracomunitários.

No primeiro trimestre de 2021, o financiamento a start-ups e a empresas em rápido crescimento nas áreas da tecnologia e biotecnologia na Bélgica atingiu 268 milhões de euros. Segundo indica o jornal económico belga “De Tijd, trata-se do melhor início de ano da história a nível de financiamento deste tipo de empresas no país, 13% superior ao início de 2020.

Com estes financiamentos, observa-se uma tendência crescente para atrair investimento internacional, nomeadamente de várias sociedades americanas de capital de risco e centros americanos de biotecnologia, trazendo mais dinamismo às empresas europeias, em particular start-ups tecnológicas e biotecnológicas.

Principais entidades na área de biotech

·        essenscia - Federação belga do sector químico e das ciências da vida

·        FlandersBioCluster de “life sciences” da Flandres

·        Flanders Institute for Biotechnology – Instituto de Investigação na área de “life sciences” na Flandres

·        BioWinCluster de “life sciences” da Valónia

Principais incubadoras e aceleradores de biotech

·         KU Leven Bio-Incubator Leuven  , Leuven, Incubadora

·         VIB bio , Ghent, Incubadora

·         BioscapeI , Ghent, Incubadora

·         Bio ; Ghent, Acelerador

·        Bioville , Hasselt,  Incubadora

Principais eventos na área da biotech

·        State of the Union by VIB & flanders.bio – Evento anual (última edição 12 de maio de 2021)

·        HealthTech Innovation Days 2021 – Evento organizado pela EIT Health and HealthTech For Care, em colaboração com a flanders.bio e BioWin – 4 e 5 de outubro de 2021

·        European BioTech Week – Semana Europeia dedicada à Biotech - 27 de setembro a 3 de outubro de 2021

É de destacar ainda que a essenscia realiza vários webinar na área das “life sciences”, que podem ser consultados aqui. Por seu lado, a Flanders.Bio também dinamiza regularmente eventos a nível regional, nacional e internacional que podem ser consultados aqui.

Veja também aqui alguns casos de sucesso de empresas belgas na área do biotech

Esta é uma área onde existem fortes possibilidades de parceria e de cooperação empresarial entre empresas e entidades belgas e portuguesas, seja no quadro estritamente bilateral, seja no âmbito de projetos de I&D no quadro de programas comunitários.

Mais informações sobre este assunto podem ser obtidas junto da Delegação da AICEP em Bruxelas.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório