Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
13 de Dezembro 2022

Ser competitivo e ter sucesso internacional: não pode descansar

AICEP

O Programa de Tendências em Gestão e Marketing Internacional tem como objetivo ajudar as empresas nacionais a tornarem-se mais competitivas e prosperarem nos mercados internacionais, ao informar e formar sobre as grandes tendências do mundo global.

Em entrevista, Pedro Dionísio, coordenador do Projeto “Tendências em Gestão e Marketing Internacional”, FutureCastLab/AICEP e Professor catedrático do ISCTE, fala-nos sobre a importância deste projeto, fazendo um balanço do mesmo e deixando conselhos às empresas que, com estas tendências disponíveis, queiram melhorar o seu desempenho internacional.

Qual a importância do projeto para a competitividade das empresas portuguesas no mercado internacional?

Num mundo em competição global, as empresas portuguesas que operam no mercado internacional têm de concorrer com empresas locais, mas também com empresas originárias de diferentes países, uma vez que têm de se adaptar rapidamente às alterações de compra e de consumo dos clientes, tanto num contexto B2C como B2B.

Como é natural, os mercados com maior potencial e maior poder de compra são aqueles onde existe maior concorrência e evolução tecnológica, como a provocada pela utilização de Inteligência Artificial, por exemplo, mas também maior exigência do lado dos consumidores como no que diz respeito às preocupações sobre a sustentabilidade e as alterações climáticas.

Este projeto pretende ajudar a preparar as empresas portuguesas para serem mais competitivas nos mercados em que atuam, com uma componente formativa e outra informativa.

Para ambas, começámos por realizar 11 reuniões de grupo com gestores de empresas de outras tantas fileiras, acompanhadas pela AICEP, que envolveram um total de cerca de 160 gestores e, através das quais, se tornou possível identificar os temas mais relevantes para as empresas, tanto para as sessões de capacitação, como para identificação das tendências escolhidas para cada uma das fileiras.

Leia a entrevista na íntegra.

 

Notícias AICEP

Concurso para manutenção de estradas na Noruega

AICEP

Noruega anuncia o concurso público para a manutenção de estradas em Møre e Romsdal.

  • Noruega
  • Construção civil

UNESCO-Aschberg - Apoio a artistas e profissionais da cultura

AICEP

Apresentação de projetos sobre Liberdade Artística e Promoção de Profissionais da Cultura.

  • Multisetor

Moda portuguesa marca presença na MOMAD Metropolis

AICEP

Marcas portuguesas participam novamente na edição da MOMAD, a realizar-se em Madrid.

  • Espanha
  • Multisetor

Partilhe esta página

Campo Obrigatório