Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
05 de Maio 2023

Senegal: dinâmicas e oportunidades no setor Farmacêutico

AICEP

Senegal
Farmacêutico

O setor farmacêutico no Senegal tem sido alvo de atenção nos últimos anos devido à crescente necessidade de medicamentos e tratamentos de qualidade para a população do país. Embora o Senegal possua uma indústria farmacêutica própria, a capacidade de produção não é suficiente para atender à procura crescente.

Este mercado revela um elevado potencial para a oferta portuguesa deste setor, sendo que Portugal possui uma indústria farmacêutica consolidada e reconhecida internacionalmente, com capacidade de produção em grande escala e alta qualidade. 

A AICEP divulga este novo estudo, dedicado ao setor Farmacêutico no Senegal, que visa apresentar as principais características e dinâmicas do sector.

Consulte o estudo setorial “Farmacêutica no Senegal”.

Reconhecida como uma das economias africanas mais diversificadas e prósperas (a de maior crescimento na África Ocidental), a economia senegalesa assenta nos setores extrativo, da construção, das pescas, do turismo e da agricultura, com os serviços a representarem 56,5 por cento do respetivo PIB (estimativa da EIU 2022). As principais exportações do país incluem os fosfatos, os fertilizantes, os produtos da pesca e os agrícolas.

Após registar, em 2020, uma expansão de 1,3 por cento, o PIB do Senegal intensificou o seu crescimento em 2021 (7,1 por cento), desacelerando em 2022 (4,7 por cento – segundo a estimativa da EIU), o que reflete a situação geopolítica e um mau ano agrícola devido à precipitação observada. Para 2023, não obstante a subida da taxa de juro diretora para 2,75 por cento, prevê-se que o ritmo de crescimento acelere para 8 por cento, em parte devido à produção e exportação de petróleo offshore, que se iniciou recentemente. A taxa de inflação deverá reduzir-se em 2023 face ao valor registado em 2022 (6,5 por cento contra 9,7 por cento).

Saiba mais sobre o mercado.

Notícias AICEP

Vender na China: como chegar ao maior mercado de e-commerce do…

AICEP

Conheça os marketplaces mais apetecíveis e as razões pelas quais deve ponderar vender na China.

Inovação e empreendedorismo no Luxemburgo

AICEP

Um ecossistema com elevado potencial por explorar pelas startups portuguesas.

  • Luxemburgo
  • TIC

Reino Unido: uma referência no setor Editorial e Livreiro

AICEP

O Reino Unido apresenta várias oportunidades no setor livreiro e editorial.

  • Reino Unido
  • Multisetor

Partilhe esta página

Campo Obrigatório