Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
29 de Junho 2023

Revista Portugalglobal: Entrevista a Daniel Traça

AICEP

Daniel Traça foi diretor da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) durante oito anos, até janeiro passado, e assistiu ao crescimento de uma geração“com mais mundo”, que não se conforma com projetos pouco ambiciosos ou motivadores. Deu aulas na Bélgica, Suíça, França, Singapura e Coreia, mas acabou por regressar à Nova SBE para um projeto que considera ter sido “um privilégio extraordinário”.

A experiência, e os números, levam-no a elogiar o talento e as competências em Portugal, mas sublinha que é preciso aumentar a pegada internacional das empresas, exportar mais e gerar empregos de qualidade. O grande desafio para o Estado e para as empresas, diz, é criar “uma economia com empregos que tirem partido das qualificações das pessoas e lhes paguem o suficiente para quererem ficar”.

Esteve à frente da NOVA SBE nos últimos oito anos. Como avalia a evolução do ensino em Portugal e a sua capacidade de criar talento?

Se virmos o que tem sido a performance de Portugal nos indicadores PISA [Programme for International Student Assessment, da OCDE] ou todos os outros, os jovens portugueses, à entrada na faculdade, competem com a maior parte dos países da Europa. Portugal convergiu, no sentido em que nos aproximámos da média da Europa, ou até a ultrapassámos, nas competências académicas desta geração que entra na faculdade.

Dei aulas como assistente na Universidade Nova nos anos 90, depois estive quase 20 anos sem dar aulas em Portugal e voltei há 14 anos. Entretanto fui professor na Bélgica, Suíça, França, Singapura e Coreia. Penso que os alunos que tive na Universidade Nova não ficam atrás na dimensão académica das suas competências. Os alunos estão extremamente bem preparados em Portugal, quando acabam o ensino secundário, quando entram na faculdade e quando saem.

Leia a entrevista completa na edição de junho da Revista Portugalglobal.

Notícias AICEP

Marketplace horizontal: o que é e quais as vantagens?

AICEP

Um marketplace horizontal tem vantagens e desafios. Mas será o mais adequado para a sua empresa?

França cresce em vários setores

AICEP

O segundo cliente das exportações portuguesas cresce em vários setores.

  • França

Exportações ascendem a 73 milhões de euros até julho

AICEP

As exportações de bens e serviços registaram um aumento de 7,9 por cento.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório