Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
09 de Setembro 2022

Revista Portugalglobal – Entrevista Marita Moreno

AICEP

Marita Setas Ferro, presidente da Between Parallels, Associação do Design e Desenvolvimento Sustentável, e fundadora da empresa de calçado Marita Moreno, explica-nos a importância da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável para a economia portuguesa. Além disso, fala também do papel do design na produção sustentável.

Marita Ferro acredita ainda que a sustentabilidade não é uma moda, mas sim uma necessidade urgente que todos temos de adotar. Para a presidente da Between Parallels, o lixo é a maior matéria-prima do futuro, sendo que a reciclagem é o futuro de Portugal no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável.

Qual a importância da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável nos vários setores de atividade da economia portuguesa?

A sustentabilidade é um conceito com várias abordagens, complexo e transdisciplinar. Isto significa que de acordo com o contexto que trabalhamos, fazemos abordagens diversas e com enfoques específicos. No entanto, a forma de pensar a sustentabilidade no nosso mundo tem de ser abrangente - um pensamento que nasce com a origem do que pretendemos desenvolver e/ou produzir, que nasce da forma como pretendemos contribuir para um futuro melhor, para a sociedade, para a economia (nesta caso portuguesa). E que temos de fazer muito melhor do que o que fazemos atualmente.

Esta é que é a grande importância de sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável – temos de transformar as palavras em atos, através das nossas criações como designers, do nosso trabalho como população ativa, das nossas atitudes como cidadãos e das nossas escolhas como consumidores. E todo este processo inicia-se na formação e na educação – quer na escola e na forma como conseguimos sensibilizar os nossos alunos para o cuidado com a natureza e com o património do seu futuro, como na família, em que os pais fazem as escolhas conscientes e explicam o porquê dessas escolhas.

Leia a entrevista na íntegra na Revista Portugalglobal.

Notícias AICEP

Empresas portuguesas no Big Science Business Forum 2022

AICEP

Nove empresas portuguesas participam no Big Science Business Forum em Granada.

  • Espanha

Maxiglobal apresenta soluções no Data Centre World em Paris

AICEP

Empresa portuguesa marca presença no evento que reúne os principais players do setor.

  • França
  • TIC

41 Empresas portuguesas participaram na MICAM

AICEP

Os empresários portugueses mostravam boas expetativas para esta exposição e o balanço revelou-…

  • Itália
  • Calçado

Partilhe esta página

Campo Obrigatório